O PRESENTE ARTIGO TRAZ PARA A REFLEXÃO QUALITATIVA A FORMAÇÃO DOCENTE, OBSERVANDO E
COMPREENDENDO OS LIMITES, COSTURANDO AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS QUE PODEMOS
ESTABELECER PARA PENSAR O PROCESSO FORMATIVO NA LICENCIATURA E SOBRETUDO AS PERSPECTIVAS
QUE ESSA REFLEXÃO PODE PROVOCAR. O NOSSO OBJETIVO NORTEADOR SE CONSTITUI EM REAFIRMAR A
NECESSIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM APROXIMAR CADA VEZ MAIS O
LICENCIANDO A REALIDADE DO ENSINO, DE MODO QUE O CONSCIENTIZE DA IMPORTÂNCIA E
DIMENSÃO DE SUA PROFISSÃO. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO ADOTAMOS A METODOLOGIA DA
PESQUISA DOCUMENTAL ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE APROFUNDADA DAS DCNS QUE ORIENTAM O
PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA, E DO PPP DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA/URCA
2005.1. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1996) FORAM FUNDAMENTAIS PARA A ESCRITA DO
TEXTO, ALÉM DELE, AS PESQUISADORAS FONSECA E COUTO (2008), FENELON (2008) E PIMENTA
(1999) PROPORCIONARAM UMA CONDUÇÃO IMPAR PARA AS DISCUSSÕES AQUI PROVIDAS.