O ENSINO RELACIONADO A DISCIPLINA DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO ENFRENTA DESAFIOS QUANTO ÀS FORMAS E RECURSOS UTILIZADOS PARA SUA ABORDAGEM, ONDE DESTACA-SE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COMO PRINCIPAL MATERIAL DE SUPORTE. AS INFORMAÇÕES ACERCA DESTAS TEMÁTICAS SÃO PRIMORDIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO EVOLUTIVO DAS ESPÉCIES, CONSIDERANDO SUA IMPORTANTE ATUAÇÃO NA EXPANSÃO DA BIODIVERSIDADE, MAS, TRABALHAR TAIS CONTEÚDOS TORNA-SE AINDA MAIS DIFÍCIL DEVIDO ÀS CONCEPÇÕES PREVIAMENTE FORMADAS, CONSIDERANDO OS ASPECTOS RELIGIOSOS COMO INIBIDORES DA ACEITAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DIANTE DISSO, PARA PROPORCIONAR A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS E FORMAÇÃO DE NOVAS IDEIAS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU PROMOVER UMA APRENDIZAGEM EFETIVA SOBRE O ASSUNTO DA TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL, POR MEIO DE RECURSOS LÚDICOS, COMO JOGOS PEDAGÓGICOS. PARA TANTO, FORAM UTILIZADOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA ELABORAÇÃO DAS DINÂMICAS, ALÉM DE CARTAZES COM ILUSTRAÇÕES REFERENTES AOS TIPOS DE SELEÇÃO NATURAL COMO ESTABILIZADORA, DIRECIONAL E DISRUPTIVA, EXPOSTOS NO PÁTIO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO. A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NAS ATIVIDADES PROPOSTAS FOI SATISFATÓRIA, AINDA QUE NO COMEÇO DA EXPLICAÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS, MUITOS DELES TENHAM MOSTRADO DIFICULDADES EM ASSIMILAR O CONTEÚDO. NO ENTANTO, A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS LÚDICOS CORROBORA SIGNIFICATIVAMENTE PARA A COMPREENSÃO DE EVENTOS EVOLUTIVOS, LOGO, É IMPORTANTE QUE A DINAMICIDADE FAÇA PARTE DO ENSINO DE TAIS CONCEITOS.