A PESQUISA PROPOSTA TEM A COLABORAÇÃO PROFESSORES – PESQUISADORES E DISCORRE SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE DA AUTORA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO- BA, E O USO DA MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO E ESTRATÉGIA DIVERSIFICADA , BEM COMO DA OBSERVAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELA REDE COM O PROJETO SOBRE MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO DESCRITIVO AQUI RELATADO FOI DELINEADO NO PERÍODO DE 2015 Á 2017 , MOMENTO EM QUE A AUTORA ATUOU EM EMEI- ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ,COMO PROFESSORA . DECIDE-SE DIANTE DA VIVÊNCIA DEBRUÇAR – SE A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA CARACTERIZADA PELA RELAÇÃO CONSTANTE COM A MUSICALIZAÇÃO. ASSIM SENDO A PESQUISA INVESTIGA A LACUNA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PEDAGOGO , TENDO EM VISTA A ATUAÇÃO DOCENTE OS SUJEITOS E A IDENTIDADE EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM A MÚSICA; DEMONSTRA A MUSICALIZAÇÃO COMO EIXO INTERDISCIPLINAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E AINDA JUSTIFICA A NECESSIDADE DE PROJETOS DE FORMAÇÃO AOS INICIAL AOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO AQUELES QUE JÁ EXERCEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.