O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A RELA??O FAM?LIA-ESCOLA PARA O APRENDIZADO ESCOLAR, ACREDITA ? SE QUE A MELHORIA DESSE ENVOLVIMENTO PODE BENEFICIAR NO PROCESSO DE ENSINO. A PESQUISA FOI ELABORADA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DE UM ESTUDO DE CASO, NO QUAL INICIOU-SE EM UMA ETAPA DE OBSERVA??O DO ESPA?O ESCOLAR E SUA ROTINA, PARA A COLETA DE DADOS APLICOU-SE A T?CNICA DE QUESTION?RIO ESTRUTURADO ATRAV?S DE UM FORMUL?RIO DO GOOGLE FORMS COM 14 PROFESSORES DO 1? AO 5? ANO. A PESQUISA UTILIZOU COMO FUNDAMENTO OS AUTORES CANEDO (2018), NASCIMENTO (2017), POLONIA E DESSEN (2007), COSTA E CERON (2014), OLIVEIRA E MARINHO-ARA?JO (2010), STEIGENBERG (2007), FREIRE (2001), PARO (1992) E L?CK (2017). OS DADOS OBTIDOS SOBRE A SATISFA??O DOS PROFESSORES QUANTO A PARTICIPA??O DA FAM?LIA NA ESCOLA, MOSTROU QUE QUE OS PROFESSORES CONCORDAM QUE ALUNOS COM PAIS ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, T?M MAIS ?XITO EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL, VALIDANDO A INTERA??O FAM?LIA NA ESCOLA NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE UMA EDUCA??O MAIS SIGNIFICATIVA.