TENDO EM VISTA QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE ESTRUTURA SISTEMATICAMENTE CONTEÚDOS TRABALHADOS EM UM DETERMINADO EIXO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE UM GÊNERO TEXTUAL ESPECÍFICO. ESTE TRABALHO, FRUTO DE INTERVENÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) A PARTIR DO SUBPROJETO DO CURSO DE LETRAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS (CCHE) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR AÇÕES DIDÁTICAS, TOMANDO COMO CORPUS DE ANÁLISE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO POEMA VISUAL. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO É CARACTERIZADO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E PESQUISA-AÇÃO VISTO QUE A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA E APLICADA EM TORNO DO TRABALHO COM AS MODALIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE COM ALUNOS DE UMA TURMA DO 7º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE MONTEIRO - PB. TEM-SE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE ARAÚJO (2013), ANTUNES (2003) DOLZ, SCHNEUWLY (2004), GERALDI (2006), NEUSA SORRENTI (2009) E ROJO (2001). COM TUDO, A ANÁLISE DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POSSIBILITOU A REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ALÉM DE PERMITIR PLANEJAR ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E A APROPRIAÇÃO E RECONHECIMENTO DO GÊNERO POEMA VISUAL. PORTANTO, ESPERA-SE, QUE ESTA PESQUISA, RESULTADO DA EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO, AUXILIE DOCENTES INTERESSADOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRÍTICO E SENSÍVEL A ASPECTOS DA LÍNGUA.