ESTE PRESENTE ESTUDO VERIFICOU OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA QUE OCORREU AO LONGO DA HISTÓRIA DO HOMEM. TENDO EM VISTA AS TENDÊNCIAS DO ENSINO DA QUÍMICA PARA A REALIDADE A QUAL OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NECESSITAM, A NECESSIDADE EM FAZER UMA INTERAÇÃO SOBRE O HISTÓRICO E O ENSINO DA QUÍMICA, A PARTIR DE PESQUISA HISTORIOGRÁFICA, PASSA A SER DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE A QUÍMICA IRÁ CORROBORAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS QUE SERÃO DE GRANDE VALIA PARA QUE O ALUNO REALMENTE POSSA APRENDER A RELEVÂNCIA DAS TEMÁTICAS ENSINADAS EM SALA DE AULA. O PRESENTE TRABALHO SE BASEOU NOS MODELOS DE PESQUISA QUALITATIVA, NA QUAL A FUNDAMENTAÇÃO FOI EMBASADA EM DIVERSOS AUTORES A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. COM O INTUITO DA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA DO SER HUMANO POSSA OBTER SUA REAL IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS, E EM ESPECIAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO É NECESSÁRIO QUE SE OBSERVE QUE ESTE ESTUDO NÃO DEVER ESTAR ANCORADO APENAS EM O SIMPLES FATO DE DECORAR DATAS E NOMES; SERÁ NECESSÁRIO QUE A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA DOS DOCENTES ENVOLVIDOS NESTA DISCIPLINA ESTEJAM PERMEADOS PELOS CONHECIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS A RESPEITO DA FUNÇÃO DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA PARA ALÉM DA NECESSIDADE DE REALIZAREM PROVAS OU EXAMES AVALIATIVOS, ESTIMULANDO O ENSINO DESCONTEXTUALIZADO.