ESTE ESTUDO VISA DESCREVER A PERSPECTIVA DA MULTIDIMENSIONALIDADE HUMANA INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR. RöHR (2013) ABORDA QUE SOMOS SERES COMPLEXOS, DOTADOS DE MÚLTIPLAS DIMENSÕES COM NECESSIDADES SINGULARES. DESSE MODO, A TAREFA EDUCACIONAL DEVE BUSCAR ATENDER AS NECESSIDADES DE TODAS AS FACETAS DO INDIVÍDUO, TENDO A DIMENSÃO ESPIRITUAL COMO A NORTEADORA DA PRÁTICA. ISTO SÓ É POSSÍVEL QUANDO O EDUCADOR INVESTE PRIMEIRO NA MELHORIA DE SUA PRÓPRIA CONDIÇÃO HUMANA, PODENDO ENTÃO, CONSEQUENTEMENTE, RECONHECER E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE SEUS EDUCANDOS, DIRECIONADA À RELAÇÃO COM SUA TRANSCENDÊNCIA. INFELIZMENTE, O SISTEMA EDUCACIONAL AINDA SE PERDE EM VISÕES REDUCIONISTAS, VOLTADAS APENAS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES. ESSE TRABALHO RESULTOU DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA), NO QUAL HOUVE 50 HORAS DE ESTUDOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS, E UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, DE PERNAMBUCO, CONSTANDO 20 HORAS DE OBSERVAÇÕES DE AULAS MINISTRADAS POR UM DOCENTE E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM ESTE, CUJOS RESULTADOS PERMITIRAM UMA ARTICULAÇÃO COM OS RECORTES ANALISADOS EM SALA DE AULA E COM O REFERENCIAL TEÓRICO ESTUDADO. CONCLUÍMOS QUE O PROFESSOR, POR VEZES, PARECEU DAR UMA MAIOR IMPORTÂNCIA AO ASPECTO COGNITIVO, MAS RECONHECEU A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO HUMANA NO ÂMBITO EDUCACIONAL E, MAIS DIRETAMENTE ÀS DIMENSÕES FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL. PELA RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, ENTENDEMOS QUE DISCUSSÕES QUE CONTEMPLEM UMA ABORDAGEM EDUCATIVA VOLTADA À INTEGRALIDADE DO SER DEVERIAM SEMPRE ESTAR PRESENTES NO UNIVERSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM.