O ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS INCLUSIVAS, NO ENTANTO DIVERSOS DESAFIOS RELACIONADOS AOS SEUS DIREITOS E DE INCLUSÃO SOCIAL NÃO SÃO ASSEGURADOS MEDIANTE A PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E FALTA DE ESTRUTURAÇÃO. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO INTUITO AVALIAR E COMPREENDER AS POLÍTICAS PÚBLICAS, BEM COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO TOCANTE A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA COMUNIDADE SURDA NO BRASIL. CONSISTINDO EM UM ESTUDO E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL REALIZOU-SE UMA COLETA NO PERÍODO DE 25 DE JUNHO A 28 DE SETEMBRO DE 2020 EM BASES DE DADOS COM AUXÍLIO DE DESCRITORES, ATRAVÉS DOS PARÂMETROS DE SELEÇÃO, RESULTANDO EM UM TOTAL DE 2263 PUBLICAÇÕES, RESTANDO APENAS 12 ARTIGOS QUE CORRESPONDERAM AO ENFOQUE DO ESTUDO. OS ARTIGOS EVIDENCIAM O AVANÇO NAS DISCUSSÕES E TOMADA DE AÇÃO EM ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE BRASILEIRA, TENDO COMO FOCO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, GARANTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE LIBRAS E SALAS ESPECIAIS, POSSÍVEL ATRAVÉS DE POLÍTICAS INCLUSIVAS EFICIENTES. PARA TANTO, PRÁTICAS COMO ENSINO DE LIBRAS, INTERPRETES EM SALA DE AULA E SALAS MULTIFUNCIONAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR POSSA OCORRER NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. SENDO ASSIM, PERCEBE-SE QUE MESMO COM LEIS REGULAMENTADAS PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR, EXISTEM PAUTAS A SEREM DISCUTIDAS COMO A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES, ESTRUTURAÇÃO DAS SALAS MULTIFUNCIONAIS E ENSINO DE LIBRAS NO COLEGIAL, BEM COMO ESTRATÉGIAS BEM-SUCEDIDAS QUE SIRVAM COMO INTERVENÇÕES AINDA EM DELINEAMENTO NO CONTEXTO NACIONAL.