DIANTE DE UM CONTEXTO SOCIAL DESORDENADO DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS O PROFESSOR PRECISOU SE REINVENTAR PARA MANTER O VÍNCULO COM AS CRIANÇAS E COMPARTILHAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS DE SEREM REALIZADAS EM CASA. NESSA PERSPECTIVA, OBSERVOU-SE A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA DAS CRIANÇAS PEQUENAS (4 A 5 ANOS E 11 MESES) A PARTIR DAS ATIVIDADES REMOTAS ELABORADAS PELAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. OBSERVANDO OS RELATOS E APONTAMENTOS DAS PROFESSORAS COMPREENDE-SE QUE O PAPEL DO EDUCADOR PRECISA ESTAR EM MOVIMENTO, ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS POLÍTICAS, CONCEITUAIS, METODOLÓGICAS, SOCIAIS E CULTURAIS, PARA QUE ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES POTENTES POSSA ASSUMIR O LUGAR DE MEDIADOR DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. ORA, MESMO EM ISOLAMENTO SOCIAL, A PARCERIA ENTRE A ESCOLA E AS FAMÍLIAS VIABILIZOU A COMUNICAÇÃO E AS INTERAÇÕES ENTRE AS PROFESSORAS E AS CRIANÇAS, PROPORCIONANDO A ELAS MOMENTOS BRINCANTES DE QUALIDADE. TAIS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS RESGATARAM A CULTURA POPULAR, GARANTIRAM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM, OFERECERAM DIFERENTES POSSIBILIDADES DE ESCUTA E PARTICIPAÇÃO.