É DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DA ÁREA DE HISTOLOGIA, ACONTEÇA A PARTIR DE UM LABORATÓRIO COM MICROSCÓPIOS ÓPTICOS E UMA COLEÇÃO DE LÂMINAS PERMANENTES QUE PERMITAM A VISUALIZAÇÃO DOS TECIDOS ANIMAIS E VEGETAIS. PORÉM ESTA NÃO É A REALIDADE NA MAIORIA DAS ESCOLAS, EM ESPECIAL NAS PÚBLICAS. PORTANTO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DEPENDE DA CAPACIDADE DO PROFESSOR NA BUSCA DOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ESTUDANTE PELO ASSUNTO. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS OU ESTRATÉGIAS ATIVAS PUDERAM FAVORECER A AUTONOMIA DO DISCENTE DESPERTANDO SUA CURIOSIDADE, ESTIMULANDO TOMADAS DE DECISÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, ADVINDOS DAS ATIVIDADES ESSENCIAIS DE PRÁTICAS SOCIAIS, POR SEREM PROCESSOS INTERATIVOS DE CONHECIMENTO, ANÁLISE, ESTUDOS, PESQUISAS E DECISÕES INDIVIDUAIS OU COLETIVAS, COM A FINALIDADE DE ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UM PROJETO, PROBLEMA OU DESAFIO. DIANTE DISSO, CONCLUI-SE QUE EXISTE A NECESSIDADE DE UM APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DOCENTES E QUE SEJA IMPLANTADO UM MÉTODO DE ENSINO EM QUE O ALUNO SEJA O PROTAGONISTA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM A EDUCAÇÃO COMO UM ATO DE ENCANTAR, CATIVAR E ESTIMULAR NOVAS EXPERIÊNCIAS INTRA E EXTRA-SALA DE AULA.