COM A DEMANDA EXPONENCIAL POR CONHECIMENTO E INOVA??O, O CEN?RIO ATUAL DA EDUCA??O SUPERIOR EXIGE UMA FORMA DE APRENDIZADO MAIS EFICIENTE E CONTEXTUALIZADA ?S NECESSIDADES DO MERCADO, PREPARANDO O DISCENTE A TOMAR DECIS?ES MAIS ASSERTIVAS. TAL CONTEXTO EXIGE UM CURR?CULO INTEGRADO E QUE A SALA DE AULA SEJA TRANSFORMADA EM LABORAT?RIO, ADEQUANDO-A AO CAR?TER DIN?MICO DAS ORGANIZA??ES, A FIM DE INTEGRAR OS CONCEITOS ? PR?TICA E, ASSIM, PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA REALIDADE DE GEST?O E DOS NEG?CIOS EM QUE OS GESTORES S?O COBRADOS POR RESULTADOS E POR TOMADAS DE DECIS?O, COM O FIM DE TORNAR AS ORGANIZA??ES ATRAENTES E MAIS COMPETITIVAS. NESTES ASPECTOS, A PROPOSTA DESTA PESQUISA ? DE APRESENTAR A RELEV?NCIA DOS M?TODOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE GEST?O E NEG?CIOS, DA INOVA??O NA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA E DO IMPACTO DESTE MODELO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZA??ES E PARA OS EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR. POR MEIO DESTA PESQUISA, BUSCOU-SE A CONSCIENTIZA??O E A AVALIA??O DA RELEV?NCIA DA IMPLEMENTA??O DE UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS PARA OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS, A FIM DE ADEQU?-LAS ? REALIDADE E PERMITINDO QUE O DISCENTE APLIQUE OS CONHECIMENTOS APRENDIDOS NAS ATIVIDADES LABORAIS RESPONDENDO ? UMA DAS INDAGA??ES DISCENTES: ?COMO APLICO O CONCEITO NA PR?TICA??.