Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA DANÇA COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA, LUDICIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, CULTURA. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A DANÇA POPULAR TRAZ SINGULARES CARACTERÍSTICAS DE DEMONSTRAÇÃO, COMO ACENOS, LINGUAGEM, INTERPRETAÇÃO, INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E INSTRUMENTOS REPRESENTATIVOS OU EMBLEMÁTICOS QUE FAZEM PARTE DE UMA MESMA ENTOAÇÃO. DESTA MANEIRA, DESDE O PRINCÍPIO DEVE SE CONSIDERAR ESTA VARIAÇÃO, TANTO NA ANÁLISE DA MESMA, QUANTO EM SUA EXECUÇÃO, PORQUE O SINCRONISMO DE AÇÕES REQUISITA PRÁTICA CONSTANTE. AS DANÇAS POPULARES PRECONIZAM MAIS DO QUE A SIMPLES IMITAÇÃO DE MOVIMENTOS CERTOS. A MEDIDA EM QUE ENALTECEM A VERACIDADE E A INTEGRIDADE DOS GESTOS, CONSENTEM UMA APROPRIAÇÃO REFLEXIVA, CONSCIENTE E TRANSFORMADORA DO MOVIMENTO DO CORPO E DO MUNDO. ESTE ESTUDO OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS CORPORAIS E O RESGATE DA CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DE UMA PESQUISA-AÇÃO QUE SE FUNDAMENTA EM OBJETIVOS, EM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO PLANEJADA COM RELATO CONCOMITANTE DESSE PROCESSO. ENTENDEMOS QUE A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DE NOSSAS ORIGENS EM CONJUNTO COM SOCIEDADE E COM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS, FAVORECE A EFETIVAÇÃO E A PRESERVAÇÃO DA PRÓPRIA HISTÓRIA. TENDO EM VISTA, QUE A CULTURA REFLETE A IDENTIDADE, NACIONALIDADE E CIDADANIA DE UM POVO, PORTANTO, PRECISA ESTAR VIVA E MEMORÁVEL NAS PRÁTICAS DA VIDA DO HOMEM.

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