O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O ROMANCE O GÊNIO DO CRIME, DE JOÃO CARLOS MARINHO, E O TEXTO DRAMÁTICO O RAPTO DAS CEBOLINHAS, DE MARIA CLARA MACHADO, EM TURMAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTE ESTUDO PODE SER JUSTIFICADO POR SERVIR COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA OS DOCENTES QUE LECIONAM O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA, QUANTO AO ENSINO DO TEXTO DRAMÁTICO E NARRATIVO. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO TRABALHO PROPOSTO, SEGUIU-SE ALGUMAS ETAPAS, DENTRE ELAS, A PARTE TEÓRICA, NA QUAL FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO GÊNERO ROMANCE E O TEXTO DRAMÁTICO NA SALA DE AULA. OS ASPECTOS METODOLÓGICOS FUNDAMENTAM-SE COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO COM ANÁLISE BASEADA EM TEÓRICOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA, TAIS COMO, MAINGUENAU (1996), OLIVEIRA (2016), OLIVEIRA (2018), ZILBERMAN (1998), AIRES (2006), REZIN (2010). ADEMAIS, CONSIDEROU-SE O MÉTODO RECEPCIONAL PARA EMBASAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA.