O OBJETIVO DESSE TRABALHO, PARA TANTO, SE CONSTITUI NA ANÁLISE DE DUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA, FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VEICULADA A PRO REITORIA DE ENSINO E EXTENSÃO, O CURSO COM CARÁTER VOLUNTÁRIO ATENDE PESSOAS QUE CONCLUÍRAM E/OU ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, PRETENDE-SE ASSIM OBSERVAR O PROCESSO DE ESCRITA COM ÊNFASE NA ESTRUTURA TEXTUAL DESSE TIPO TEXTUAL EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). DESSE MODO, ABORDAMOS, O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR MEIO DE DISCUSSÕES E ABORDAGENS REFERENTE A PRÁTICA DA ESCRITA PROCESSUAL APRESENTADAS EM SALA PELO PROFESSOR VOLUNTÁRIO. O CORPUS DESSE TRABALHO SE CONSTITUI NA ESCRITA ENQUANTO PROCESSO, FINCADO NAS ETAPAS DE REESCRITA, COM BASE NA ESTRUTURA TEXTUAL, OU SEJA, A PARTIR DAS EXPLANAÇÕES EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DESENVOLVIAM SUAS PRODUÇÕES DE ACORDO COM EXPLANAÇÕES AFERIDAS, NA SUA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES, ASSIM, OBSERVA-SE QUE O MÉTODO GERA RESULTADOS ASSERTIVOS. . AS BASES TEÓRICAS UTILIZADAS FORAM AS DE PEREIRA (2009), GARCEZ (2004), SERAFINI (1992), GUEDES (2009), AGUSTINI E BORGES (2013), ANTUNES (2005), GERALDI (1984) E KOCH (2003), ENTRE OUTROS. ADEMAIS, AVERIGUOU-SE QUE OS ALUNOS AO DEPARAR-SE COM A PRODUÇÃO DE TEXTO APRESENTAVAM MEDOS E INCERTEZAS, CONFIGURA-SE COM O RESULTADO DA PRÁTICA DA ESCRITA ARTIFICIAL E SEM ORIENTAÇÃO PRÉVIA. NÃO OBSTANTE, OS RESULTADOS AFERIDOS CONSTITUEM-SE ASSERTIVOS, OS ALUNOS SEGUIRAM DE MANEIRA POSITIVA AS EXPLANAÇÕES DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE DE AULA