O ARTIGO TRATA DE UMA AN?LISE TE?RICA DAS PR?TICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NA EDUCA??O INFANTIL, VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. O OBJETIVO ? IDENTIFICAR, NESSAS PR?TICAS, QUAIS SUAS TEND?NCIAS TE?RICAS NORTEADORAS, COMO A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ? DESENVOLVIDA PELOS PROFESSORES DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR NESSA ETAPA DE ENSINO E QUAIS OS IMPACTOS DA LEGISLA??O BRASILEIRA SOBRE ELA E SOBRE AS A??ES PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES VISANDO CUMPRIR ESSA FINALIDADE. PARA A ELABORA??O DO TRABALHO, FOI UTILIZADO O M?TODO QUALITATIVO, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E AN?LISE DE RELATOS DE PROFESSORAS DA EDUCA??O INFANTIL DAS REDES P?BLICA E PRIVADA DE ENSINO. OS RESULTADOS IDENTIFICAM UM ALINHAMENTO ENTRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, O DIRECIONAMENTO TE?RICO E OS DISPOSITIVOS LEGAIS NORTEADORES DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO POR PARTE DAS DOCENTES. APONTAM, TAMB?M, PARA UMA LEGISLA??O TENDENCIOSA, INSUFICIENTE E SEM DEFINI??ES PRECISAS EM RELA??O AO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, INDICAM UMA RESIST?NCIA NO QUE DIZ RESPEITO ? ORIENTA??O TE?RICA E POL?TICA DESSAS DOCENTES, QUE DESENVOLVEM ALTERNATIVAS PARA QUE SUAS CONVIC??ES PERMANE?AM DANDO DIRECIONAMENTO ?S SUAS PR?TICAS EDUCATIVAS.