NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DISTANCIAMENTO DOS LICENCIANDOS DA REALIDADE ESCOLAR TEM SIDO ALGO COMUM, SENDO, MUITAS VEZES, OS ESTÁGIOS OS ÚNICOS MOMENTOS EM QUE SE POSSIBILITA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO UM CONTATO MAIOR COM AS ESCOLAS, FUTUROS LOCAIS DE TRABALHO. ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), QUE É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, OS LICENCIANDOS PODEM CONHECER NA PRÁTICA COMO É A REALIDADE ESCOLAR, ATUANDO ATIVAMENTE EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO. NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL QUE OS LICENCIANDOS E OS PRÓPRIOS PROFESSORES TITULARES DESENVOLVAM METODOLOGIAS QUE AJUDEM A MELHORAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. DESSA MANEIRA, COM RELAÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS O PROFESSOR TEM QUE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS SISTEMÁTICOS PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA QUE DESPERTE NO ALUNO O INTERESSE PELA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, A PARTIR DA ANÁLISE DOS DIFERENTES ESPAÇOS. FRUTO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PRP, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. PARA ISTO, APRESENTA-SE E DISCUTE-SE ATIVIDADES LÚDICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE A ATUAÇÃO COMO RESIDENTE EM UMA TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, NO ANO DE 2019.