A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) É UM RETRATO DE COMO A EDUCAÇÃO VISTA COMO ESPAÇO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS HÁ MUITO VEM PERDENDO TERRENO PARA UMA VISÃO AMPLA DA EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO, NÃO SÓ EM SUA DIMENSÃO INTELECTUAL E SOCIAL, MAS TAMBÉM EMOCIONAL E AFETIVA. NESSE QUADRO, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A NOÇÃO DE ‘CONHECIMENTO’ NOS OBJETIVOS APRESENTADOS PELO DOCUMENTO, PROCURANDO ENTENDER O PAPEL DESEMPENHADO E O LUGAR OCUPADO POR TAL NOÇÃO, BEM COMO POSSÍVEIS EFEITOS PRÁTICOS DESSE POSICIONAMENTO. PARA TANTO, ALGUNS DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS PRESENTES NOS CAPÍTULOS UM E DOIS DO DOCUMENTO FORAM DESTACADOS E ANALISADOS À LUZ DE CONCEITOS ADVINDOS DA EPISTEMOLOGIA, COMO CONHECIMENTO PROPOSICIONAL E VIRTUDES INTELECTUAIS. OS RESULTADOS INDICARAM UM FOCO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO, O QUE PÕE EM CONDIÇÃO DE IGUALDADE TODAS AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, SEJA ELA A EMOCIONAL, SOCIAL OU INTELECTUAL. POR ISSO, EM TEMPOS NOS QUAIS VERDADE E CONHECIMENTO SÃO NOÇÕES FREQUENTEMENTE CORROMPIDAS, CONCLUIU-SE SER NECESSÁRIO UM INVESTIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONHECIMENTO PODEROSO E NAS VIRTUDES INTELECTUAIS, POSSIBILITANDO, ASSIM, A FORMAÇÃO INTEGRAL DE SUJEITOS CRÍTICOS, INTELECTUALMENTE HONESTOS E COMPROMETIDOS COM A SOCIEDADE.