Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS, WHATSAPP, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69180
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 4187
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS, WHATSAPP, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4187_19082020121842.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69180
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 4187
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS, WHATSAPP, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4187_19082020121842.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.