O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE.