ESTA PESQUISA PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE BONS PROCEDIMENTOS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM DO DISCENTE. SABE-SE QUE PROCEDIMENTOS DE ENSINO SÃO OS MÉTODOS QUE OS DOCENTES APLICAM EM SALA DE AULA PARA SE OBTER BONS RESULTADOS, E ISSO SÓ É POSSÍVEL QUANDO O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO TEM CONSCIÊNCIA DA RELEVÂNCIA EM SE DESEMPENHAR UMA BOA DIDÁTICA. NOS ÚLTIMOS ANOS, A APRENDIZAGEM TORNOU-SE OBJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. MUITOS ESTUDIOSOS E PESQUISADORES TENTAM COMPREENDER A ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO DO INDIVÍDUO QUE APRENDE, OU SEJA, ENTENDER COMO FUNCIONA O PENSAMENTO DA CRIANÇA QUANDO ESTÁ APRENDENDO. A PARTIR DO CONHECIMENTO DE COMO A CRIANÇA APRENDE, O DOCENTE TEM CONDIÇÕES DE MEDIAR E INTERAGIR NA CONSTRUÇÃO DESSE CONHECIMENTO NOS MOMENTOS EM QUE O APRENDIZ EFETIVAMENTE CARECE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. VISANDO COMPREENDER COMO SE DÁ O PROCESSO EDUCACIONAL E QUAIS METODOLOGIAS SÃO EMPREGADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS REDES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE AUXILIARAM NOS ESTUDOS SOBRE O TEMA ABORDADO, INCLUINDO AUTORES COMO VALENTE, SAVIANI, BACICH E MARAFELLI. BEM COMO A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE CAMPO, ANALISADA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA SABER COMO OS PROFESSORES LECIONAM NAS TURMAS, COMO ENTENDEM A PRÁTICA DE ENSINO E QUAIS OS RECURSOS POR ELES UTILIZADOS, SENDO VISTO, COM ISSO, QUE HÁ DIVERSIFICAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS PARA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DO MAIOR OBJETIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL: FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS.