ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67921 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA" "resumo" => "COM ENFOQUE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA ACERCA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM UMA EDUCADORA QUE ATUA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE A DOCENTE COMPREENDE A ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO QUE TRANSCENDE O ATO MECÂNICO DE LER E ESCREVER, NA MEDIDA EM QUE DEFENDE QUE A CRIANÇA PRECISA UTILIZAR OS CONHECIMENTOS OBTIDOS NOS DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS QUE FREQUENTA. ELA TAMBÉM SE DEMONSTROU UMA DEFENSORA DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA . A PROFESSORA RELATOU QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP DA ESCOLA EM QUE ATUA, E QUE PARTICIPA DE AÇÕES DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. POR FIM, A DOCENTE RELATOU QUE EM SUA CONCEPÇÃO, A APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA PREJUDICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POIS AS AÇÕES INSTITUCIONAIS E OS PLANEJAMENTOS SÃO REALIZADOS COM VISTAS AO ATENDIMENTO DOS DESCRITORES, PRINCIPALMENTE DA PROVA REALIZADA PELO SPAECE. CONCLUI-SE PORTANTO, QUE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCADORA ESTÁ PERMEADA POR UMA PRÁTICA INDISSOCIÁVEL DO LETRAMENTO E COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO NO QUAL O EDUCANDO É UM AGENTE PARTICIPANTE E CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CONCEPÇÕES DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID777_25042020095718.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FONSECA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "HELOISA FONSECA" "autor_email" => "heloiisa.fonseeca@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67921 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA" "resumo" => "COM ENFOQUE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA ACERCA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM UMA EDUCADORA QUE ATUA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE A DOCENTE COMPREENDE A ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO QUE TRANSCENDE O ATO MECÂNICO DE LER E ESCREVER, NA MEDIDA EM QUE DEFENDE QUE A CRIANÇA PRECISA UTILIZAR OS CONHECIMENTOS OBTIDOS NOS DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS QUE FREQUENTA. ELA TAMBÉM SE DEMONSTROU UMA DEFENSORA DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA . A PROFESSORA RELATOU QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP DA ESCOLA EM QUE ATUA, E QUE PARTICIPA DE AÇÕES DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. POR FIM, A DOCENTE RELATOU QUE EM SUA CONCEPÇÃO, A APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA PREJUDICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POIS AS AÇÕES INSTITUCIONAIS E OS PLANEJAMENTOS SÃO REALIZADOS COM VISTAS AO ATENDIMENTO DOS DESCRITORES, PRINCIPALMENTE DA PROVA REALIZADA PELO SPAECE. CONCLUI-SE PORTANTO, QUE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCADORA ESTÁ PERMEADA POR UMA PRÁTICA INDISSOCIÁVEL DO LETRAMENTO E COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO NO QUAL O EDUCANDO É UM AGENTE PARTICIPANTE E CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CONCEPÇÕES DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID777_25042020095718.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FONSECA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "HELOISA FONSECA" "autor_email" => "heloiisa.fonseeca@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }