O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ESTABELECE ESSE ENSINO COM BASE NA EXPERIMENTAÇÃO, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, CRITICIDADE
E CAPACIDADE DE PROPOR RESOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS, OU SEJA, VISA A FORMAÇÃO DO
INDIVÍDUO COM PLENA CAPACIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (BRASIL, 2018). NO
ENTANTO, MUITAS SÃO AS DIFICULDADES EVIDENCIADAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DENTRE ELAS, PODESE DESTACAR A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE (SCHWAN; MALESCZYK E WENZEL, 2017).AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, QUE TEM SE CONSOLIDADO COMO INICIATIVA MARCANTE NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE EXPRESSIVA NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR.O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, PARTICIPANTES DO PIBID, ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2020 E, DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DESSES ESTUDANTES. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU CONSTATAR QUE A CONVIVÊNCIA DOS BOLSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, APOIADO PELA COORDENAÇÃO, PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA SALA DE ATUAÇÃO POSSIBILITOU AO BOLSISTA REFLETIR, PROBLEMATIZAR E DISCUTIR SITUAÇÕES REAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR. TAL SITUAÇÃO FAVORECE NOVAS DESCOBERTAS E REFLEXÕES QUE SURGEM DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE NOVAS
PERCEPÇÕES SOBRE DIFERENTES ASPECTOS.