Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE PODE POSSIBILITAR A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, PIBID, , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69295
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 5156
    "titulo" => """
      PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE\r\n
      PODE POSSIBILITAR A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR\r\n
      ESTABELECE ESSE ENSINO COM BASE NA EXPERIMENTAÇÃO, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, CRITICIDADE\r\n
      E CAPACIDADE DE PROPOR RESOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS, OU SEJA, VISA A FORMAÇÃO DO\r\n
      INDIVÍDUO COM PLENA CAPACIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (BRASIL, 2018). NO\r\n
      ENTANTO, MUITAS SÃO AS DIFICULDADES EVIDENCIADAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DENTRE ELAS, PODESE DESTACAR A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE (SCHWAN; MALESCZYK E WENZEL, 2017).AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, QUE TEM SE CONSOLIDADO COMO INICIATIVA MARCANTE NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE EXPRESSIVA NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR.O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, PARTICIPANTES DO PIBID, ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2020 E, DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DESSES ESTUDANTES. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU CONSTATAR QUE A CONVIVÊNCIA DOS BOLSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, APOIADO PELA COORDENAÇÃO, PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA SALA DE ATUAÇÃO POSSIBILITOU AO BOLSISTA REFLETIR, PROBLEMATIZAR E DISCUTIR SITUAÇÕES REAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR. TAL SITUAÇÃO FAVORECE NOVAS DESCOBERTAS E REFLEXÕES QUE SURGEM DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE NOVAS\r\n
      PERCEPÇÕES SOBRE DIFERENTES ASPECTOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, PIBID, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5156_09092020000241.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-25 16:48:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => "5f3348975aeec_11082020_224039.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69295
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 5156
    "titulo" => """
      PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE\r\n
      PODE POSSIBILITAR A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR\r\n
      ESTABELECE ESSE ENSINO COM BASE NA EXPERIMENTAÇÃO, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, CRITICIDADE\r\n
      E CAPACIDADE DE PROPOR RESOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS, OU SEJA, VISA A FORMAÇÃO DO\r\n
      INDIVÍDUO COM PLENA CAPACIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (BRASIL, 2018). NO\r\n
      ENTANTO, MUITAS SÃO AS DIFICULDADES EVIDENCIADAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DENTRE ELAS, PODESE DESTACAR A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE (SCHWAN; MALESCZYK E WENZEL, 2017).AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, QUE TEM SE CONSOLIDADO COMO INICIATIVA MARCANTE NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE EXPRESSIVA NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR.O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, PARTICIPANTES DO PIBID, ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2020 E, DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DESSES ESTUDANTES. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU CONSTATAR QUE A CONVIVÊNCIA DOS BOLSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, APOIADO PELA COORDENAÇÃO, PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA SALA DE ATUAÇÃO POSSIBILITOU AO BOLSISTA REFLETIR, PROBLEMATIZAR E DISCUTIR SITUAÇÕES REAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR. TAL SITUAÇÃO FAVORECE NOVAS DESCOBERTAS E REFLEXÕES QUE SURGEM DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE NOVAS\r\n
      PERCEPÇÕES SOBRE DIFERENTES ASPECTOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, PIBID, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5156_09092020000241.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-25 16:48:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => "5f3348975aeec_11082020_224039.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ESTABELECE ESSE ENSINO COM BASE NA EXPERIMENTAÇÃO, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, CRITICIDADE E CAPACIDADE DE PROPOR RESOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS, OU SEJA, VISA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COM PLENA CAPACIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (BRASIL, 2018). NO ENTANTO, MUITAS SÃO AS DIFICULDADES EVIDENCIADAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DENTRE ELAS, PODESE DESTACAR A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE (SCHWAN; MALESCZYK E WENZEL, 2017).AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, QUE TEM SE CONSOLIDADO COMO INICIATIVA MARCANTE NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE EXPRESSIVA NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR.O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, PARTICIPANTES DO PIBID, ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2020 E, DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DESSES ESTUDANTES. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU CONSTATAR QUE A CONVIVÊNCIA DOS BOLSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, APOIADO PELA COORDENAÇÃO, PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA SALA DE ATUAÇÃO POSSIBILITOU AO BOLSISTA REFLETIR, PROBLEMATIZAR E DISCUTIR SITUAÇÕES REAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR. TAL SITUAÇÃO FAVORECE NOVAS DESCOBERTAS E REFLEXÕES QUE SURGEM DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE NOVAS PERCEPÇÕES SOBRE DIFERENTES ASPECTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.