RESUMO:
A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE ENORMES DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRINCIPALMENTE POR TRAZER EM SEU PERCURSO HISTÓRICO UM CONTEXTO DECORRENTE DE DIVERSAS BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE. DESSE MODO, O ENFRENTAMENTO À CRISE RESULTOU NA ORGANIZAÇÃO DE UM PLANO PELA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO-NAPE MARIA AGENORA BEZERRA EM ARTICULAÇÃO COM AS FAMÍLIAS PARA O PERÍODO DE EMERGÊNCIA, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS. O LÓCUS DE AÇÃO DESTE RELATO FOI EXTRAÍDO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS COM OS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS ATRAVÉS DE GRUPOS DE WHATSAPP E GOOGLE MEET DURANTE OS PLANTÕES DE ATENDIMENTO. O MAIOR DESAFIO FOI GARANTIR O ACOLHIMENTO E INTERVENÇÕES ATRAVÉS DO ACESSO DIGITAL, QUE EMBORA SENDO AINDA EXCLUDENTE, POSSIBILITOU O DIÁLOGO E O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS. ASSIM, FICOU EVIDENCIADO QUE AS FERRAMENTAS DIGITAIS, MESMO POSSUINDO ALGUMAS LIMITAÇÕES, POSSIBILITAM O ATENDIMENTO REMOTO, AMENIZANDO OS PREJUÍZOS CAUSADOS POR ESSE MOMENTO ATÍPICO.
PALAVRAS-CHAVE: PANDEMIA, NAPE, INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS