O PRESENTE TEXTO TRAZ UM RECORTE DA PESQUISA REALIZADA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) QUE OBJETIVOU INVESTIGAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DOS AGRICULTORES QUE REALIZAM O CULTIVO DO ABACAXI DA COMUNIDADE RURAL DE LAGOA DE FORA, MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA/PB, E RELACIONAR TAIS CONHECIMENTOS COM AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A PESQUISA CARACTERIZOU-SE, QUANTO A SUA ABORDAGEM, COMO QUALITATIVA; QUANTO AOS OBJETIVOS, ELA FOI DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, E AO SER REALIZADA COM OS AGRICULTORES DE UMA COMUNIDADE ESPECÍFICA FOI CARACTERIZADA COMO UM ESTUDO DE CASO. O EMBASAMENTO TEÓRICO DA PESQUISA FOI REALIZADO POR MEIO DO ESTUDO DE LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS SOBRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA, QUE SERVIU DE SUBSÍDIO PARA INVESTIGAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DOS AGRICULTORES, BEM COMO RELACIONÁ-LOS COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES. PARA OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM CINCO AGRICULTORES, E TAMBÉM FOI OBSERVADO TODO O PROCESSO DO CULTIVO DO ABACAXI, A FIM DE CAPTAR TODOS OS DETALHES DESSE PLANTIO. AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS DEMONSTRARAM QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DOS AGRICULTORES COM AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BNCC PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA QUE ATRIBUA SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS ENSINADOS NA SALA DE AULA.