O PRESENTE TRABALHO TEM A PRETENSÃO DE INVESTIGAR E DISCUTIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO QUE DEVE SER ESTABELECIDO ENTRE A ESCOLA REGULAR E O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR, PRETENDENDO MOSTRAR COMO FUNCIONA E COMO DEVE SER FIRMADO, EM PROL DA OFERTA DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODAS AS PESSOAS IMPOSSIBILITADAS DE FREQUENTAR A ESCOLA POR PROBLEMAS DE SAÚDE. ANALISAR O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E AS RELAÇÕES ENTRE O ATENDIMENTO HOSPITALAR E A ESCOLA REGULAR, RESSALTANDO OS CAMINHOS TRILHADOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS-PACIENTES, E AS RESPONSABILIDADES DOS PARES. AS QUESTÕES NORTEADORAS SE SOLIDIFICAM A PARTIR DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO DEVE SER ESTABELECIDO O VÍNCULO ENTRE A ESCOLA REGULAR E O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR? COMO FOMENTAR ESTE VÍNCULO, FORTALECENDO A EDUCAÇÃO FORMAL DENTRO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS? ENQUANTO PROFESSORAS-PESQUISADORAS ADOTAMOS TEÓRICO-METODOLOGICAMENTE A POSTURA FREIREANA, E AUTORES QUE VERSAM ACERCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO, ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. DEFENDEMOS A ESCOLARIZAÇÃO PARA O ALUNO ENFERMO, ONDE O PROFESSOR É ELO IMPORTANTE ENTRE A VIDA ESCOLAR E A VIDA FORA DO HOSPITAL. AINDA SOBRE O MÉTODO, FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA TENDO COMO INSTRUMENTOS, COLETA DE DADOS E INVESTIGAÇÕES ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A NOSSA LEGISLAÇÃO DETERMINA O DIREITO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. FICOU CONSTATADO QUE O VÍNCULO ENTRE A ESCOLA REGULAR E O ATENDIMENTO HOSPITALAR É IMPRESCINDÍVEL PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO.