DEMONSTRAR SIGNIFICA COMPROVAR SE DETERMINADA AFIRMA??O ? VERDADEIRA, E ISSO ? O QUE FAZ COM QUE A MATEM?TICA CONTINUE AVAN?ANDO NO TEMPO E SE FIRMANDO COMO A CI?NCIA DA EXATID?O, DA CERTEZA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS DIFERENTES CONCEP??ES SOBRE A DEMONSTRA??O MATEM?TICA, QUE V?O DESDE A VERIFICA??O DE SUA INSER??O NO CONTEXTO DA EDUCA??O B?SICA, AT? SE ? SEMPRE POSS?VEL DEMONSTRAR OU INVALIDAR UMA CONJECTURA. OS QUESTIONAMENTOS PARTIRAM DA PR?TICA DOCENTE DE UM GRUPO DE PESQUISA QUE ATUA TANTO NA EDUCA??O B?SICA QUANTO NO ENSINO SUPERIOR E QUE, BASEADOS EM PESQUISADORES COMO SINGH (2004) E AMADO ET AL. (2015), ARGUMENTAM SOBRE OS MAIS DIFERENTES ASPECTOS DA DEMONSTRA??O. APRESENTA-SE COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A DEMONSTRA??O NA SALA DE AULA COMO UM MEIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEM?TICA; A UTILIZA??O DE ELEMENTOS TECNOL?GICOS E DIGITAIS ? COMPUTADOR, SOFTWARES E IMAGENS ? COMO AUXILIARES NA VISUALIZA??O E ABSTRA??O MAS N?O, POR SI S?, SUFICIENTES PARA PROMOVER O PROCESSO DE DEMONSTRA??O; A APRESENTA??O DAS MAIS VARIADAS T?CNICAS DE DEMONSTRA??O, BEM COMO UMA DISCUSS?O SOBRE OS TEOREMAS DA INCOMPLETUDE, DE KURT G?DEL, E SEU IMPACTO NA MATEM?TICA.
PALAVRAS-CHAVE: DEMONSTRA??O MATEM?TICA, EDUCA??O B?SICA, ELEMENTOS TECNOL?GICOS, T?CNICAS DE DEMONSTRA??O, TEOREMAS DA INCOMPLETUDE.