A PANDEMIA DA COVID-19 É UM DESAFIO MUNDIAL NAS ESFERAS SANITÁRIA, POLÍTICA, SOCIAL, ECONÔMICA E EDUCACIONAL. NO PANORAMA BRASILEIRO, A NEGLIGÊNCIA DE MEDIDAS DE CONTENÇÃO NA PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS SARS-COV-2 REFLETE DIRETAMENTE NA ESFERA EDUCACIONAL COM O FECHAMENTO DE ESCOLAS, UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO SUPERIOR, O GOVERNO BRASILEIRO PROPÕE INICIATIVAS QUE NÃO POSSUEM SENSIBILIDADE COM O MOMENTO ATUAL E COM A REALIDADE EDUCACIONAL DO PAÍS, VISTO QUE EXISTEM MILHARES DE ESTUDANTES FORA DA SALA DE AULA E UMA ALTA TAXA DE MORTALIDADE PELA COVID-19. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA MANIFESTAR, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO, COMO O GOVERNO BRASILEIRO TEM LIDADO COM A CRISE DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO, BEM COMO OS DANOS FUTUROS QUE ESSAS AÇÕES PODEM MANIFESTAR PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE CAMADAS POPULARES. PARA TANTO, A METODOLOGIA A INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE PESQUISAS, VEÍCULOS JORNALÍSTICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E FUNDAMENTADO PELA MINHA ANÁLISE COMO INTELECTUAL ORGÂNICA, PESQUISADORA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PANDEMIA ACENTUOU AINDA MAIS AS DESIGUALDADES SOCIAIS JÁ EXISTENTES E ALERTAM PARA O DESMONTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL COM DANOS FUTUROS PARA AS CLASSES POPULARES.