A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E A ESPIRITUALIDADE ATUAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO BEM-ESTAR E NA QUALIDADE DE VIDA DA HUMANIDADE, QUE CADA VEZ MAIS SE PREOCUPA COM SUA SAÚDE DE MANEIRA INTEGRAL. O PAPEL DA EDUCAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO DAS EMOÇÕES NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO VÊM SENDO VINCULADO À SAÚDE EMOCIONAL QUE CONTEMPLA O IDOSO EM SEU ASPECTO FAMILIAR, AFETIVO E SOCIAL. OS PROFISSIONAIS DA GERIATRIA E DA GERONTOLOGIA TÊM EFETIVADO UM TRABALHO NESSA PERSPECTIVA DE CUIDADOS COM O CORPO E A MENTE DO IDOSO. NO ENTANTO, HÁ UMA NECESSIDADE DE EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE, QUE SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CONTRIBUI PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS NÃO APENAS DO CORPO, MAS AS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS. O PSIQUIATRA FRANKL (2013) AFIRMA QUE A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL PARA A DESCOBERTA DO SENTIDO DE VIDA É A AUTOTRANSCEDÊNCIA, A DIMENSÃO ESPIRITUAL QUE OCORRE QUANDO O SER HUMANO VAI ALÉM DE SI. DESSA FORMA O OBJETIVO DESSE ARTIGO CONSISTE EM IDENTIFICAR O QUANTO A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E DA ESPIRITUALIDADE CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO À SAÚDE DO IDOSO. CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E A ESPIRITUALIDADE EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO QUE SE TORNAM VULNERÁVEIS, SENDO, PORTANTO, UMA RESPONSABILIDADE DE TODA SOCIEDADE QUE ALMEJA UM DESENVOLVIMENTO COM REFERÊNCIAS DE QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO SEU PASSADO, PRESENTE E FUTURO, REFLETIDOS NA FACE DE CADA IDOSO.