Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: BREVE DIÁLOGO E ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM MOMENTO HISTÓRICO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67581
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1858
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: BREVE DIÁLOGO E ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM MOMENTO HISTÓRICO."
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO\r\n
      DIALOGAR SOBRE A FORMA COMO A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA CONTRIBUIU PARA A INCLUSÃO\r\n
      DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR BRASILEIRO. TRAZ COMO RECORTE\r\n
      HISTÓRICO O PERÍODO QUE COMPREENDE A DÉCADA DE 60 A DÉCADA DE 90, ATÉ O MOMENTO DA SANÇÃO\r\n
      DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. O TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE\r\n
      REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DOS TEMAS EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO,\r\n
      BUSCANDO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DESSES AUTORES, CONSTRUIR UM DIÁLOGO ACERCA DAS QUESTÕES\r\n
      HISTÓRICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA NESSE PERÍODO. OS\r\n
      RESULTADOS INDICAM QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PERPASSA VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES DURANTE O\r\n
      PERÍODO, ATÉ SE ESTABELECER COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO, AJUDANDO A\r\n
      IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA\r\n
      COM DEFICIÊNCIA EM MEIO A UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À\r\n
      EDUCAÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAVAM HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS\r\n
      ESCOLARES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1858_23082020211311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMILY MACIEL MATOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMILY MACIEL"
    "autor_email" => "ramilymaciel@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67581
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1858
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: BREVE DIÁLOGO E ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM MOMENTO HISTÓRICO."
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO\r\n
      DIALOGAR SOBRE A FORMA COMO A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA CONTRIBUIU PARA A INCLUSÃO\r\n
      DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR BRASILEIRO. TRAZ COMO RECORTE\r\n
      HISTÓRICO O PERÍODO QUE COMPREENDE A DÉCADA DE 60 A DÉCADA DE 90, ATÉ O MOMENTO DA SANÇÃO\r\n
      DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. O TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE\r\n
      REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DOS TEMAS EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO,\r\n
      BUSCANDO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DESSES AUTORES, CONSTRUIR UM DIÁLOGO ACERCA DAS QUESTÕES\r\n
      HISTÓRICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA NESSE PERÍODO. OS\r\n
      RESULTADOS INDICAM QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PERPASSA VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES DURANTE O\r\n
      PERÍODO, ATÉ SE ESTABELECER COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO, AJUDANDO A\r\n
      IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA\r\n
      COM DEFICIÊNCIA EM MEIO A UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À\r\n
      EDUCAÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAVAM HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS\r\n
      ESCOLARES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1858_23082020211311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMILY MACIEL MATOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMILY MACIEL"
    "autor_email" => "ramilymaciel@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE A FORMA COMO A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA CONTRIBUIU PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR BRASILEIRO. TRAZ COMO RECORTE HISTÓRICO O PERÍODO QUE COMPREENDE A DÉCADA DE 60 A DÉCADA DE 90, ATÉ O MOMENTO DA SANÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. O TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DOS TEMAS EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO, BUSCANDO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DESSES AUTORES, CONSTRUIR UM DIÁLOGO ACERCA DAS QUESTÕES HISTÓRICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA NESSE PERÍODO. OS RESULTADOS INDICAM QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PERPASSA VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES DURANTE O PERÍODO, ATÉ SE ESTABELECER COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO, AJUDANDO A IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MEIO A UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAVAM HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.