Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 169
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: BREVE DIÁLOGO E ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM MOMENTO HISTÓRICO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE A FORMA COMO A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA CONTRIBUIU PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR BRASILEIRO. TRAZ COMO RECORTE HISTÓRICO O PERÍODO QUE COMPREENDE A DÉCADA DE 60 A DÉCADA DE 90, ATÉ O MOMENTO DA SANÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. O TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DOS TEMAS EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO, BUSCANDO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DESSES AUTORES, CONSTRUIR UM DIÁLOGO ACERCA DAS QUESTÕES HISTÓRICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA NESSE PERÍODO. OS RESULTADOS INDICAM QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PERPASSA VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES DURANTE O PERÍODO, ATÉ SE ESTABELECER COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO, AJUDANDO A IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MEIO A UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAVAM HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.