ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE A VIOLÊNCIA INTRA E EXTRAESCOLAR, TAL COMO VEM SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA – PRACUÚBA-AP. COM A FINALIDADE DE COMPREENDER OS FATORES VIOLENTOS, SUAS CONSEQUÊNCIAS E PROMOVER UMA REFLEXÃO, PROCUROU-SE DESENVOLVER UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE RELATOS DEBATIDOS E RECOLHIDOS COM OS ALUNOS NAS AULAS DE ARTE NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DURANTE O ANO DE 2017, EM BUSCA DE ALTERNATIVAS, E PROPOSTAS PARA A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS NA SALA DE AULA, NAS AULAS DE CAMPO, NAS REUNIÕES DE PAIS E RESPONSÁVEIS, NAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS A PARTIR DE QUESTÕES VOLTADAS À COMPREENSÃO DE HISTÓRICO DE VIDA DE PAIS, MÃES, E FILHOS DE FORMA A LEVAR OS ATORES A ENCONTRAR ESTRATÉGIAS E AÇÕES QUE PROMOVAM A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E SENSIBILIZEM UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO COM POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A EXEMPLO DO QUE TEM ACONTECIDO NA EDUCAÇÃO, DE MANEIRA GERAL, CONSTATOU-SE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA. ALGUNS EPISÓDIOS VIOLENTOS OCORRIDOS NA INSTITUIÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM GRANDE REPERCUSSÃO ATÉ MESMO VINCULADOS NA MÍDIA LOCAL E CANAIS DE REPORTAGENS. NO PRIMEIRO DELES, ESTARIA A VIOLÊNCIA PROPRIAMENTE DITA, CUJA DEFINIÇÃO MAIS SE APROXIMA DAQUELA DO SENSO COMUM, REPRESENTADA POR GOLPES, FERIMENTOS, VIOLÊNCIA SEXUAL, ROUBOS, CRIMES, VANDALISMO ETC. O SEGUNDO SERIA O DAS INCIVILIDADES, CUJA FORMA DE EXPRESSÃO SERIA AS HUMILHAÇÕES, AS PALAVRAS GROSSEIRAS, A FALTA DE RESPEITO ETC.