Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEXUALIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL: ENTRE O PROPOSTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA

Palavra-chaves: SEXUALIDADE E A CRIANÇA, TEMA TRANSVERSAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL, , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR COMO A QUESTÃO SEXUALIDADE É ABORDADA EM SALA DE AULA A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REALIZOU-SE O ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ARAGARÇAS-GO EM DUAS TURMAS DE 5º ANO, A E B, COM ENTREVISTAS A ALGUNS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS. OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, PARTINDO DE DOCUMENTOS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ORIENTAÇÃO SEXUAL (2001) E ALGUNS AUTORES COMO FURLANI (2016) E LOURO (2013). CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS POSSUEM SIM NECESSIDADES DE ESCLARECIMENTOS ACERCA DO TEMA SEXUALIDADE E QUE OS PROFESSORES, APESAR DA POUCA INSTRUÇÃO SOBRE COMO ABORDAR ESSAS QUESTÕES, ESFORÇAM-SE POR FAZÊ-LO, ENTRETANTO, A FORMA DE ABORDAGEM NÃO SE ESTABELECE DE MANEIRA A EFETIVAR ESCLARECIMENTOS SOBRE OS DIVERSOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A SEXUALIDADE.

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