ESTUDOS TÊM REVELADO QUE O ABSENTEÍSMO DE PROFESSORES SE ENCONTRA DENTRE AS MAIORES TAXAS QUANDO COMPARADO A OUTROS PROFISSIONAIS, SENDO ATUALMENTE UMA REALIDADE BRASILEIRA NAS REDES DE ENSINO PÚBLICAS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO VISA A IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO ABSENTEÍSMO ENTRE PROFESSORES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL). PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUANTITATIVA, DESCRITIVA, COM CORTE TRANSVERSAL. PARA A COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO. A AMOSTRA FINAL FOI COMPOSTA POR 354 PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. DENTRE OS RESULTADOS LEVANTADOS, A AUSÊNCIA NO TRABALHO ENTRE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO RELACIONOU-SE PRINCIPALMENTE A CARACTERÍSTICAS LIGADAS A DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA, SUGERINDO COM ISSO INDÍCIOS DE QUE FATORES EMOCIONAIS E AFETIVOS TAMBÉM PODEM EXPLICAR AFASTAMENTOS NO TRABALHO, MESMO QUANDO O ABSENTEÍSMO É CARACTERIZADO POR DOENÇAS LABORAIS.