Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE LEITURA: SACOLA MÁGICA NA AÇÃO DE FORMAÇÃO COM O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LEITURA, PACTO NACIONAL., , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA AN?LISE PRELIMINAR DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA (PNAIC), CONSIDERANDO OS REFLEXOS DA FORMA??O CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NA FORMA??O DE LEITORES. O OBJETIVO DO ESTUDO ?, PORTANTO, MAPEAR AS MUDAN?AS NAS PR?TICAS DE INCENTIVO A LEITURA, EM SALA DE AULA, DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE PARTICIPAM DO CURSO OFERECIDO POR ESSE PROGRAMA. POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA: SACOLA DE M?GICA IDEALIZADO PELA EQUIPE PEDAG?GICA RESPONS?VEL DO PNAIC, DE VISITAS ?S ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURINH?M- PB DIRIGIDOS AOS PROFESSORES CURSISTAS BUSCA-SE LEVANTAR: 1- QUAL A FREQU?NCIA EM QUE O PROFESSOR L? PARA SEUS ALUNOS NA SALA DE AULA? 2- A PR?TICA DA LEITURA DI?RIA REALIZADA PELO PROFESSOR, FOI POTENCIALIZADA A PARTIR DA FORMA??O CONTINUADA? 3-OS CANTINHOS DE LEITURA FORAM, INCORPORADOS ? ESTRUTURA DA SALA DE AULA E A VIDA ESCOLAR DO ALUNO? A ESCOLA EST? LOCALIZADA NO S?TIO BUENOS AIRES, ZONA RURAL DO MUNIC?PIO DE GURINH?M, HOJE ATENDE ALUNOS S? DA COMUNIDADE LOCAL, OFERECENDO O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I COMTEMPLANDO 5 TURMAS, SALA MULTISSERIADA, OS EIXOS TEM?TICOS DENTRO DAS DISCIPLINAS COMO: LEITURA, PRODU??O DE TEXTO, ORALIDADE, ANALISES LINGU?STICA: APROPRIA??O DO SISTEMA DE ESCRITA NESSE CASO A L?NGUA PORTUGUESA. COM EFEITO, ANALISAMOS O IMPACTO DESSA NOVA POL?TICA EDUCACIONAL, RECORRENDO A UM ESTUDO APROFUNDADO NAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIAN?AS NAS ESCOLAS QUANTO NO CONTEXTO FAMILIAR PROPORCIONANDO REFLEX?ES A RESPEITO TANTO DO PAPEL DA LEITURA NA FORMA??O DESSE SUJEITO QUANTO DA IMPORT?NCIA DA FAM?LIA NESSE PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.