ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA AN?LISE PRELIMINAR DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA (PNAIC), CONSIDERANDO OS REFLEXOS DA FORMA??O CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NA FORMA??O DE LEITORES. O OBJETIVO DO ESTUDO ?, PORTANTO, MAPEAR
AS MUDAN?AS NAS PR?TICAS DE INCENTIVO A LEITURA, EM SALA DE AULA, DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE PARTICIPAM DO CURSO OFERECIDO POR ESSE PROGRAMA. POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA: SACOLA DE M?GICA IDEALIZADO PELA EQUIPE PEDAG?GICA RESPONS?VEL DO PNAIC, DE VISITAS
?S ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURINH?M- PB DIRIGIDOS AOS PROFESSORES CURSISTAS BUSCA-SE LEVANTAR: 1- QUAL A FREQU?NCIA EM QUE O PROFESSOR L? PARA SEUS ALUNOS NA SALA DE AULA? 2- A PR?TICA DA LEITURA DI?RIA REALIZADA PELO PROFESSOR, FOI POTENCIALIZADA A PARTIR DA FORMA??O CONTINUADA? 3-OS CANTINHOS DE LEITURA FORAM, INCORPORADOS ? ESTRUTURA DA SALA DE AULA E A VIDA ESCOLAR DO ALUNO? A ESCOLA EST? LOCALIZADA NO S?TIO BUENOS AIRES, ZONA RURAL DO MUNIC?PIO DE GURINH?M, HOJE ATENDE ALUNOS S? DA COMUNIDADE LOCAL, OFERECENDO O ENSINO
INFANTIL E FUNDAMENTAL I COMTEMPLANDO 5 TURMAS, SALA MULTISSERIADA, OS EIXOS TEM?TICOS DENTRO DAS DISCIPLINAS COMO: LEITURA, PRODU??O DE TEXTO, ORALIDADE, ANALISES LINGU?STICA: APROPRIA??O DO SISTEMA DE ESCRITA NESSE CASO A L?NGUA PORTUGUESA. COM EFEITO,
ANALISAMOS O IMPACTO DESSA NOVA POL?TICA EDUCACIONAL, RECORRENDO A UM ESTUDO APROFUNDADO NAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIAN?AS NAS ESCOLAS QUANTO NO CONTEXTO FAMILIAR PROPORCIONANDO REFLEX?ES A RESPEITO TANTO DO PAPEL DA LEITURA NA FORMA??O DESSE SUJEITO QUANTO DA IMPORT?NCIA DA FAM?LIA NESSE PROCESSO.