O BRASIL É UM PAÍS ONDE OS PROBLEMAS SOCIAIS SÃO FATORES GERADORES DE EXCLUSÃO, E NESSE CONTEXTO, OS PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS CONSTITUEM UMA POSSIBILIDADE CONCRETA PARA MUDAR O FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA. CONSIDERA-SE QUE ESSES PROJETOS PASSARAM A SE ESPALHAR PELO PAÍS, POR INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, EMPRESAS VISANDO ATINGIR PRINCIPALMENTE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL, QUE TEM COMO PRINCÍPIO O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MENTAL, SERVE TAMBÉM PARA A AQUISIÇÃO DE VALORES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS.
VÁRIOS ESTUDOS JÁ REALIZADOS NO BRASIL, APONTAM QUE A MAIORIA DAS CRIANÇAS E JOVENS QUE CUMPREM MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS SÃO DO SEXO MASCULINO, ISSO OCORRE DEVIDO A FATORES RELACIONADOS À EDUCAÇÃO, CULTURA E O PAPEL QUE HOMENS E MULHERES DESEMPENHAM NA SOCIEDADE.
A MAIORIA DOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS ENCONTRA-SE NA FAIXA ETÁRIA DE 16 E 17 ANOS. ESTA CONSTATAÇÃO LEVA A REFLEXÃO DOS POSSÍVEIS MOTIVOS DA CONCENTRAÇÃO NESTA FAIXA ETÁRIA. A EVASÃO ESCOLAR, A FALTA DE PERSPECTIVA FUTURA E A DIFICULDADE DE COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO SÃO FATORES QUE PREDISPÕEM A PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS. DESSA FORMA, PRETENDE-SE ANALISAR QUAL A INFLUÊNCIA DO ESPORTE NA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS QUE CUMPREM MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS.
ESSE ESTUDO ESTÁ CENTRADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE PARA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.