Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO REMOTO: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONTINUIDADE DO ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA (IN)DEPENDENTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, PANDEMIA, COVID-19, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. O OBJETIVO GERAL É CONHECER OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS PARA A EXECUÇÃO DO ENSINO REMOTO E AS ALTERNATIVAS PARA GARANTIR O ACESSO DE SEU ALUNADO ÀS ATIVIDADES, DEPENDENTES OU NÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. PARA ISSO, PERCORREMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO QUE TEVE INÍCIO COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DAS LEITURAS DE MATERIAIS JÁ PUBLICADOS; E DOCUMENTAL, EM QUE PROCEDEMOS À BUSCA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ELABORADOS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO; SEGUIDO POR UM LEVANTAMENTO, A PARTIR DE QUESTIONÁRIO ON-LINE NA FERRAMENTA GOOGLE FORMS, AO QUAL RESPONDERAM UM REPRESENTANTE DE CADA NÚCLEO GESTOR DAS 39 ESCOLAS PESQUISADAS. CONCLUÍMOS QUE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUE TER ACESSO AO ENSINO REMOTO, QUE OCORRE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENQUANTO O RESTANTE SE DIVIDE ENTRE OS QUE RECEBEM MATERIAL IMPRESSO PARA ESTUDO EM CASA E OS QUE NÃO ESTÃO TENDO ACESSO A NENHUMA FORMA DE ATIVIDADE. ESSE RESULTADO APONTA PARA A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À INCLUSÃO DIGITAL, DE ALTERAÇÃO NOS PROGRAMAS DE ENSINO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E DE PLANEJAMENTO DE AÇÕES POR PARTE DAS ESCOLAS, A FIM DE SANAREM AS DEFICIÊNCIAS QUE SE APRESENTARÃO NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.

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