Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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OS MECANISMOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:AVANÇOS E DESAFIOS

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS PÚBLICAS, AÇÕES AFIRMATIVAS, , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO VISA A EVIDENCIAR OS MECANISMOS IMPLEMENTADOS PELO GOVERNO FEDERAL DO BRASIL DURANTE AS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI PARA A EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, QUER SEJAM: ENEM, SISU, PROUNI, FIES, BEM COMO A POLÍTICA DE COTAS PARA RESERVA DE VAGAS. PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS, FEZ-SE UMA BUSCA DOCUMENTAL, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NOS SÍTIOS DOS RESPECTIVOS PROGRAMAS. NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, TEM SIDO VERIFICADO UM AUMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DURANTE O PERÍODO DELINEADO. ADEMAIS, OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, BEM COMO AS AÇÕES AFIRMATIVAS, APRESENTARAM-SE COMO OS MAIORES PREDITORES PARA A EXPANSÃO DO ACESSO IGUALITÁRIO. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA SUBSIDIAR NOVAS PESQUISAS E QUE TAMBÉM POSSA PROMOVER REFLEXÕES QUE CONDUZAM AO PLENO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS AQUI DESTACADAS.

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