ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM JOGOS MATEMÁTICOS, PELOS ACADÊMICOS DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ-CAMPUS MACAPÁ, APRESENTADO NA ESCOLA PÚBLICA MARIA NEUSA CARMO DE SOUZA NO PROJETO BRINCMAT SOBRE JOGOS MATEMÁTICOS, COMO RECURSO DIDÁTICO. E A PARTIR DESTA VIVÊNCIA, FOI POSSÍVEL ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DOS JOGOS QUE FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PORTANTO, COM JOGOS ADAPTADOS AOS DEFICIENTES VISUAIS. COM OBJETIVO DE INSTIGÁ-LOS A DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS, ESTIMULANDO ASSIM AS HABILIDADES MENTAIS, QUE ENVOLVEU O RACIOCÍNIO LÓGICO E A SENSAÇÃO TÁTIL, SENDO FUNDAMENTAIS ESTRATÉGIAS PARA VENCER O JOGO, E O TATO, PARA TOCAREM AS PEÇAS DOS JOGOS UTILIZADOS, COM ISSO, ATRAINDO OS ALUNOS, JÁ QUE OS JOVENS TÊM UMA IMENSA CURIOSIDADE, QUANDO VEEM QUE A MATEMÁTICA VAI ALÉM DO QUADRO DE SALA DE AULA. OBSERVANDO ENTÃO, QUE HOUVE INTERESSE DOS ALUNOS VIDENTES QUE NO ÂMBITO ESCOLAR VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA.