UM ENSINO DE QUALIDADE POSSUI UMA ESTREITA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO ESTA QUE ENCONTRA-SE ANCORADA EM DIFERENTES SABERES, TAIS COMO CURRICULARES, DISCIPLINARES E SABERES DA EXPERIÊNCIA, OS QUAIS SERVIRÃO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. OBJETIVO: CONHECER O QUE VEM SENDO DISCUTIDO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VISTO QUE A LITERATURA NÃO APRESENTA QUANTIDADE RELEVANTE DE ESTUDOS QUE ABORDEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. METODOLOGIA: OPTOU-SE PELA REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM O INTUITO DE FUNDAMENTAR A CONSTRUÇÃO E DISCUSSÕES DO PRESENTE TRABALHO. DESSA FORMA, TEMOS COMO APORTE TEÓRICO REFERÊNCIAS COMO: ALVARENGA (2011), ARMSTRONG (1998), FAZENDA (1994), MIZUKAMI (2013), PIMENTA (2012), TARDIF (2013), ZABALA (1998), ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O EMBASAMENTO E ENRIQUECIMENTO DO REFERIDO ESTUDO. RESULTADOS: CONSTATOU-SE QUE OS TEMAS MAIS ABORDADOS NO MEIO CIENTÍFICO VEM SENDO CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE. CONCLUSÃO: CONTUDO, SOMOS CIENTES QUE O TRABALHO NÃO ENCERRA A TEMÁTICA PROPOSTA, DEVEMOS TER UM OLHAR MAIS CONCENTRADO A UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A QUAL SE PROPÕE COMPREENDER A LINHA DE PENSAMENTO DE ALGUNS AUTORES QUE COLABORAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA REFERIDA TEMÁTICA.