ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR OS RESULTADOS INICIAIS QUE FORAM PESQUISADOS NA TESE DE DOUTORADO, EM ANDAMENTO, SOBRE O PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) DOS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCATIVAS NO QUILOMBO DO CAMORIM – RJ. O ARTIGO MOSTRA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO DO QUILOMBO COMO PARTE DE UM PROCESSO EDUCATIVO E DE TRANSFORMAÇÃO DAS IDENTIDADES E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES QUE FORAM NARRADAS OU OBSERVADAS EM CAMPO E QUE ENVOLVEM TAL PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) TANTO IDENTITÁRIA COMO EDUCATIVA, TAIS COMO RACISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, INTERAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE.
O REFERENCIAL TEÓRICO BUSCA A INTERPRETAÇÃO DESSES PROCESSOS POR MEIO DOS ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS ÉTNICOS-RACIAIS, ESTUDO DAS NARRATIVAS E DA REFLEXÃO SOBRE CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO QUILOMBO DO CAMORIM FORAM REALIZADAS, PRIORITARIAMENTE, PAUTANDO-SE NA ORALIDADE E EM ENTREVISTAS REALIZADAS, MAS TAMBÉM POR MEIO DA OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE EM ATIVIDADES CULTURAIS.
O NOSSO FOCO SERÁ APRESENTAR A TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVE CULTURA POPULAR NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL QUILOMBO DO CAMORIM. NESSE MOMENTO, OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRAM QUE A PARTICIPAÇÃO INTENSA NAS ATIVIDADES DO QUILOMBO CONTRIBUEM PARA QUE OS INDIVÍDUOS RECONHEÇAM A CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA COMO PARTE DA SUA HISTÓRIA, DA HISTÓRIA DO BAIRRO OU DO PAÍS, AMPLIANDO AS VISÕES ESTEREOTIPADAS OU LIMITADAS QUE TINHAM ANTES DE ESTAR NESSE ESPAÇO DE TROCAS E APRENDIZAGENS ALTERNATIVAS.