CULTURA POPULAR, IDENTIDADES, EDUCAÇÃO E SABERES NO QUILOMBO DO CAMORIM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68263 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 5159 "titulo" => "CULTURA POPULAR, IDENTIDADES, EDUCAÇÃO E SABERES NO QUILOMBO DO CAMORIM" "resumo" => """ ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR OS RESULTADOS INICIAIS QUE FORAM PESQUISADOS NA TESE DE DOUTORADO, EM ANDAMENTO, SOBRE O PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) DOS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCATIVAS NO QUILOMBO DO CAMORIM – RJ. O ARTIGO MOSTRA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO DO QUILOMBO COMO PARTE DE UM PROCESSO EDUCATIVO E DE TRANSFORMAÇÃO DAS IDENTIDADES E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES QUE FORAM NARRADAS OU OBSERVADAS EM CAMPO E QUE ENVOLVEM TAL PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) TANTO IDENTITÁRIA COMO EDUCATIVA, TAIS COMO RACISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, INTERAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE. \r\n O REFERENCIAL TEÓRICO BUSCA A INTERPRETAÇÃO DESSES PROCESSOS POR MEIO DOS ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS ÉTNICOS-RACIAIS, ESTUDO DAS NARRATIVAS E DA REFLEXÃO SOBRE CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO QUILOMBO DO CAMORIM FORAM REALIZADAS, PRIORITARIAMENTE, PAUTANDO-SE NA ORALIDADE E EM ENTREVISTAS REALIZADAS, MAS TAMBÉM POR MEIO DA OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE EM ATIVIDADES CULTURAIS.\r\n O NOSSO FOCO SERÁ APRESENTAR A TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVE CULTURA POPULAR NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL QUILOMBO DO CAMORIM. NESSE MOMENTO, OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRAM QUE A PARTICIPAÇÃO INTENSA NAS ATIVIDADES DO QUILOMBO CONTRIBUEM PARA QUE OS INDIVÍDUOS RECONHEÇAM A CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA COMO PARTE DA SUA HISTÓRIA, DA HISTÓRIA DO BAIRRO OU DO PAÍS, AMPLIANDO AS VISÕES ESTEREOTIPADAS OU LIMITADAS QUE TINHAM ANTES DE ESTAR NESSE ESPAÇO DE TROCAS E APRENDIZAGENS ALTERNATIVAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA, QUILOMBO, SABERES, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID5159_30092020151924.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "MONTEIRO" "autor_email" => "erica.aragao.ufrj@gmail.c" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68263 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 5159 "titulo" => "CULTURA POPULAR, IDENTIDADES, EDUCAÇÃO E SABERES NO QUILOMBO DO CAMORIM" "resumo" => """ ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR OS RESULTADOS INICIAIS QUE FORAM PESQUISADOS NA TESE DE DOUTORADO, EM ANDAMENTO, SOBRE O PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) DOS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCATIVAS NO QUILOMBO DO CAMORIM – RJ. O ARTIGO MOSTRA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO DO QUILOMBO COMO PARTE DE UM PROCESSO EDUCATIVO E DE TRANSFORMAÇÃO DAS IDENTIDADES E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES QUE FORAM NARRADAS OU OBSERVADAS EM CAMPO E QUE ENVOLVEM TAL PROCESSO DE TRANS(FORMAÇÃO) TANTO IDENTITÁRIA COMO EDUCATIVA, TAIS COMO RACISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, INTERAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE. \r\n O REFERENCIAL TEÓRICO BUSCA A INTERPRETAÇÃO DESSES PROCESSOS POR MEIO DOS ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS ÉTNICOS-RACIAIS, ESTUDO DAS NARRATIVAS E DA REFLEXÃO SOBRE CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO QUILOMBO DO CAMORIM FORAM REALIZADAS, PRIORITARIAMENTE, PAUTANDO-SE NA ORALIDADE E EM ENTREVISTAS REALIZADAS, MAS TAMBÉM POR MEIO DA OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE EM ATIVIDADES CULTURAIS.\r\n O NOSSO FOCO SERÁ APRESENTAR A TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVE CULTURA POPULAR NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL QUILOMBO DO CAMORIM. NESSE MOMENTO, OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRAM QUE A PARTICIPAÇÃO INTENSA NAS ATIVIDADES DO QUILOMBO CONTRIBUEM PARA QUE OS INDIVÍDUOS RECONHEÇAM A CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA COMO PARTE DA SUA HISTÓRIA, DA HISTÓRIA DO BAIRRO OU DO PAÍS, AMPLIANDO AS VISÕES ESTEREOTIPADAS OU LIMITADAS QUE TINHAM ANTES DE ESTAR NESSE ESPAÇO DE TROCAS E APRENDIZAGENS ALTERNATIVAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA, QUILOMBO, SABERES, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID5159_30092020151924.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "MONTEIRO" "autor_email" => "erica.aragao.ufrj@gmail.c" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }