Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO TEXTUAL QUE FORMA E TRANSFORMA: A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DE LEITORES, PERSPECTIVA INTERACIONISTA, GÊNERO TEXTUAL, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69046
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 4891
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL QUE FORMA E TRANSFORMA: A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO COMPREENDE PARTE DAS AÇÕES REALIZADAS NUMA ESCOLA DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB- CAMPUS III. UM DOS GRANDES DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE QUE A ESCOLA ENFRENTA CONSISTE NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUE NÃO APENAS DECODIFIQUEM, MAS QUE CONSTRUAM E RECONSTRUAM OS SENTIDOS DO TEXTO. PARA SUPERAR TAL SITUAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO ABANDONAR OS DISCURSOS IMPERANTES QUE DIRECIONAM O OLHAR PARA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA, SENDO IMPRESCINDÍVEL COMPREENDER O VALOR E FUNÇÃO SOCIAL QUE A LEITURA ASSUME NA FORMAÇÃO DE LEITORES. AINDA, É PROEMINENTE QUE OS DOCENTES SE AUTOAVALIEM, BEM COMO SUAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA ALÉM DELE. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA, UMA COORDENADORA E UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E UMA ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR E A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. BUSCANDO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PROFESSORA TITULAR DA TURMA DO 4º ANO EM RELAÇÃO A LEITURA, CONTATOU-SE QUE SUA PRÁTICA SE ENCONTRA ENCARECIDA DE ESTUDOS TEÓRICOS ACERCA DA TEMÁTICA DO PROCESSO DE LEITURA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, MEDIANTE UMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E DIALÓGICA DO FENÔMENO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DE LEITORES, PERSPECTIVA INTERACIONISTA, GÊNERO TEXTUAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4891_04082020120108.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR"
    "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => "5f334678b9d9d_11082020_223136.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69046
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 4891
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL QUE FORMA E TRANSFORMA: A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO COMPREENDE PARTE DAS AÇÕES REALIZADAS NUMA ESCOLA DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB- CAMPUS III. UM DOS GRANDES DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE QUE A ESCOLA ENFRENTA CONSISTE NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUE NÃO APENAS DECODIFIQUEM, MAS QUE CONSTRUAM E RECONSTRUAM OS SENTIDOS DO TEXTO. PARA SUPERAR TAL SITUAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO ABANDONAR OS DISCURSOS IMPERANTES QUE DIRECIONAM O OLHAR PARA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA, SENDO IMPRESCINDÍVEL COMPREENDER O VALOR E FUNÇÃO SOCIAL QUE A LEITURA ASSUME NA FORMAÇÃO DE LEITORES. AINDA, É PROEMINENTE QUE OS DOCENTES SE AUTOAVALIEM, BEM COMO SUAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA ALÉM DELE. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA, UMA COORDENADORA E UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E UMA ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR E A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. BUSCANDO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PROFESSORA TITULAR DA TURMA DO 4º ANO EM RELAÇÃO A LEITURA, CONTATOU-SE QUE SUA PRÁTICA SE ENCONTRA ENCARECIDA DE ESTUDOS TEÓRICOS ACERCA DA TEMÁTICA DO PROCESSO DE LEITURA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, MEDIANTE UMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E DIALÓGICA DO FENÔMENO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DE LEITORES, PERSPECTIVA INTERACIONISTA, GÊNERO TEXTUAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4891_04082020120108.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR"
    "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => "5f334678b9d9d_11082020_223136.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO COMPREENDE PARTE DAS AÇÕES REALIZADAS NUMA ESCOLA DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB- CAMPUS III. UM DOS GRANDES DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE QUE A ESCOLA ENFRENTA CONSISTE NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUE NÃO APENAS DECODIFIQUEM, MAS QUE CONSTRUAM E RECONSTRUAM OS SENTIDOS DO TEXTO. PARA SUPERAR TAL SITUAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO ABANDONAR OS DISCURSOS IMPERANTES QUE DIRECIONAM O OLHAR PARA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA, SENDO IMPRESCINDÍVEL COMPREENDER O VALOR E FUNÇÃO SOCIAL QUE A LEITURA ASSUME NA FORMAÇÃO DE LEITORES. AINDA, É PROEMINENTE QUE OS DOCENTES SE AUTOAVALIEM, BEM COMO SUAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA ALÉM DELE. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA, UMA COORDENADORA E UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E UMA ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR E A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. BUSCANDO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PROFESSORA TITULAR DA TURMA DO 4º ANO EM RELAÇÃO A LEITURA, CONTATOU-SE QUE SUA PRÁTICA SE ENCONTRA ENCARECIDA DE ESTUDOS TEÓRICOS ACERCA DA TEMÁTICA DO PROCESSO DE LEITURA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, MEDIANTE UMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E DIALÓGICA DO FENÔMENO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.