ESTE ARTIGO COMPREENDE PARTE DAS AÇÕES REALIZADAS NUMA ESCOLA DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB- CAMPUS III. UM DOS GRANDES DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE QUE A ESCOLA ENFRENTA CONSISTE NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUE NÃO APENAS DECODIFIQUEM, MAS QUE CONSTRUAM E RECONSTRUAM OS SENTIDOS DO TEXTO. PARA SUPERAR TAL SITUAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO ABANDONAR OS DISCURSOS IMPERANTES QUE DIRECIONAM O OLHAR PARA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA, SENDO IMPRESCINDÍVEL COMPREENDER O VALOR E FUNÇÃO SOCIAL QUE A LEITURA ASSUME NA FORMAÇÃO DE LEITORES. AINDA, É PROEMINENTE QUE OS DOCENTES SE AUTOAVALIEM, BEM COMO SUAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS PARA ALÉM DELE. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA, UMA COORDENADORA E UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E UMA ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR E A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. BUSCANDO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PROFESSORA TITULAR DA TURMA DO 4º ANO EM RELAÇÃO A LEITURA, CONTATOU-SE QUE SUA PRÁTICA SE ENCONTRA ENCARECIDA DE ESTUDOS TEÓRICOS ACERCA DA TEMÁTICA DO PROCESSO DE LEITURA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, MEDIANTE UMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E DIALÓGICA DO FENÔMENO.