O PRESENTE ARTIGO FOI REALIZADO COMO ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, EM UMA TURMA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EJA - BILÍNGUE. SUA PROBLEMÁTICA CONSISTIU EM INVESTIGAR SE AS LEGISLAÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EFETIVAVAM A INCLUSÃO, NA CITADA MODALIDADE. SEUS OBJETIVOS FORAM: REALIZAR UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO; IDENTIFICAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; ESTUDAR A INCLUSÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE EJA-BILÍNGUE. A PESQUISA FOI DEVOLVIDA A PARTIR DOS ESTUDOS DE SILVA (2012) E FERNANDES (2013). COM RELAÇÃO À METODOLOGIA DE TRABALHO, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA ANÁLISE DOS DADOS, QUANDO SE REALIZOU UMA REVISÃO NA LITERATURA, JUNTAMENTE COM O TRABALHO DE CAMPO, NO ESTÁGIO. CONSTATOU-SE QUE, APESAR DAS DIVERSAS LEGISLAÇÕES EM TORNO DA TEMÁTICA, AS MESMAS NÃO EFETIVARAM, À ÉPOCA DA PESQUISA, A VERDADEIRA INCLUSÃO QUE A SOCIEDADE NECESSITA. PRETENDE-SE, ENTÃO, QUE AS DESCOBERTAS DESTE ESTUDO, POSSAM CONTRIBUIR PARA UMA REAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ESTUDANTE, COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL.