A LUDICIDADE É UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, UTILIZADO PELOS PROFESSORES NO DIA A DIA EM SALA DE AULA PARA ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE USANDO AS ATIVIDADES LÚDICAS O APRENDIZADO SE TORNA MAIS PRAZEROSO, CONCRETO E SIGNIFICATIVO, TRANSFORMANDO-SE UM APRENDIZADO DE QUALIDADE. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO COM CINCO PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS RELACIONADAS À CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE A MAIORIA DOS DOCENTES UTILIZA A LUDICIDADE DE MANEIRA PRAZEROSA NO COTIDIANO ESCOLAR E QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA TRAZEM APRENDIZAGENS POSITIVAS. ESSA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GONZAGA (2009), KISHIMOTO (2008), OLIVEIRA (2015), PIAGET (1978), DENTRE OUTROS. ANALISAR-SE ALGUMAS TÉCNICAS LÚDICAS USADAS NESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O QUANTO É IMPORTANTE SE ADOTAR ATIVIDADES LÚDICAS DURANTE AS AULAS, ATIVIDADES ESTAS, QUE SÃO SOCIAIS COM INTERAÇÃO ESPECÍFICA E FUNDAMENTAL E QUE CULMINARÃO COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REALIDADE VIVIDA PELA CRIANÇA E, SUA CONSTITUIÇÃO, COMO SUJEITO QUE PRODUZ A SUA HISTÓRIA.