Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA “NOVA”: MODERNIDADE COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAR A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL (1927-1930)

Palavra-chaves: ESCOLA NOVA, REFORMA EDUCACIONAL, FERNANDO DE AZEVEDO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DEBATER A QUESTÃO DA MODERNIDADE COMO POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL É O OBJETIVO DESTE TRABALHO. IDEALIZADO POR FERNANDO DE AZEVEDO, ESSE EMPREENDIMENTO MARCOU SIGNIFICATIVAMENTE O SISTEMA EDUCACIONAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, E MESMO DO BRASIL, NO FINAL DA DÉCADA DE 1920. COM UM DISCURSO PAUTADO NO IDEAL DE UMA ESCOLA QUE DEVERIA SER “NOVA”, AZEVEDO PROPÔS INÚMERAS INICIATIVAS QUE PRETENDIAM REFORMULAR AS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS PELA ESCOLA PÚBLICA CARIOCA. PARA TANTO, ALÉM DAS PROPOSTAS QUE PRETENDIAM ATENDER AS DEMANDAS ESCOLARES, PRECISOU DE ARTICULAÇÕES POLÍTICAS PARA QUE SUAS IDEIAS FOSSEM APROVADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL. ESSA PESQUISA SE FUNDAMENTA NOS ESTUDOS DE SILVA (2004, 2009) CAMARA (2004), VIDAL (2007) E PAULILO (2001, 2019) A FIM DE TRATAR ASPECTOS DO TRABALHO REALIZADO NA ENTÃO CAPITAL BRASILEIRA E CARVALHO (1989), HOBSBAWN (1984), LE GOFF (1997) E FOUCAULT (2000) QUE TRAVAM UMA DISCUSSÃO DA OPOSIÇÃO MODERNO X TRADICIONAL. NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL TRAÇAR ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO PROJETO DO EDUCADOR BRASILEIRO E DA INTENSA DEFESA PELA MODERNIDADE, NA ÉPOCA.

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