Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO AVALIATIVO NAS ESCOLAS ALAGOANAS – MERITOCRACIA E FRACASSO ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ESTUDANTES, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2018 E 2019, EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ALAGOAS, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO QUE PERMEIA A PRÁTICA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ALAGOAS. TOMAMOS COMO METODOLOGIA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, CONSIDERANDO AS VOZES DOS ESTUDANTES COMO UM DOS PARÂMETROS PARA NOSSAS ANÁLISES. NOS FUNDAMENTAMOS EM PESQUISADORES COMO: ESTEBAN (2005), FREIRE (2009), HOFFMANN (2005), LIBÂNEO (2006), LUCKESI (2000), LEITE (2000), PERALVA (1998), SILVA (2010), SPOSITO (2003), VASCONCELLOS (1998). AO ANALISARMOS AS FALAS AQUI EXPLICITADAS FICOU EVIDENCIADO QUE O PROCESSO AVALIATIVO, DAS ESCOLAS INVESTIGADAS, AINDA ESTÁ CENTRADO EM PROVAS E TESTE, NESSE SENTIDO HÁ O PREDOMÍNIO DE UMA PRÁTICA AVALIATIVA EXCLUDENTE E QUANTITATIVA.

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