A HIST?RIA POSSUI DIVERSOS SIGNIFICADOS, SENDO POR VEZES ATRIBU?DA AO PASSADO, MAS PERPASSA O
PRESENTE. ESTA TAMB?M ? DISPOSTA AOS CURR?CULOS ESCOLARES COMO CONHECIMENTO ESPEC?FICO DE
ENSINO E EST? PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O
NACIONAL (LDBEN, 1996) E NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS) PARA A EDUCA??O
B?SICA (2013). PORTANTO, UMA BOA FORMA??O DO PROFESSOR ? DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA PARA A
TRANSMISS?O DOS CONHECIMENTOS A RESPEITO DE HIST?RIA. COM ISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR
OBJETIVO APRESENTAR E ANALISAR ALGUNS CONHECIMENTOS EXPOSTOS NA GRADUA??O DE PEDAGOGIA,
ATRAV?S DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE HIST?RIA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA
(UEPB). A PESQUISA TEM CAR?TER BIBLIOGR?FICO, SENDO REALIZADA ATRAV?S DE PESQUISAS PARA A
COMPREENS?O DE ALGUMAS TEORIAS DA HIST?RIA. FORAM UTILIZADOS PARA EMBASAMENTO TE?RICO, TEXTOS
DE BITTENCOURT (2011); MANIERE (2013); ZUCCHI (2012); LBD (1996); DCN (2013),
DENTRE OUTROS.