A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA.