O REFERENTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL, UTILIZANDO-SE DE UMA
ABORDAGEM ROGERIANA COMO UM MEIO FACILITADOR NA PERSPECTIVA DE EDUCAR. SER PROTAGONISTA É SER
O INDIVÍDUO PRINCIPAL DE TODAS FASES DO PROCESSO EDUCATIVO. TAL ABORDAGEM SE BASEIA NO ENSINO
CENTRADO NO ALUNO, TRAZENDO A APRENDIZAGEM NA ÓTICA SUBJETIVA E EXPERIENCIAL DO DISCENTE,
CONSIDERANDO SUAS VERDADEIRAS DEMANDAS. A EDUCAÇÃO HUMANISTA DESENVOLVIDA POR CARL ROGERS
AGREGA O SABER CIENTÍFICO DAS SALAS DE AULA COM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, SOMANDO A AFETIVIDADE
E A EXPRESSÃO INDIVIDUAL COM O CONHECIMENTO. A PRINCÍPIO, ABORDAREMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE
ROGERS E SUA FUNDAMENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO. EM SEGUIDA, DISCUTIREMOS SOBRE O PROTAGONISMO
INFANTO-JUVENIL E SUA COMPREENSÃO ACERCA DO ALUNO COMO FOMENTADOR DO PRÓPRIO SABER. POR FIM,
DISCUTIREMOS POSSIBILIDADES DE USO DO PROTAGONISMO NAS ESCOLAS, A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DO
ESTUDANTE COMO CENTRO. OBSERVAMOS QUE A PRÁTICA DO PROTAGONISMO COMO UMA AÇÃO EDUCATIVA
PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO INTEGRAL E NO DESENVOLVIMENTO DE JOVENS AUTÔNOMOS, AGREGANDO VALORES
AO INDIVÍDUO, ATENTOS AO MEIO E RESPONSÁVEIS EM SUAS AÇÕES.