CONSIDERANDO A LÍNGUA COMO FATOR SOCIAL E INDISSOCIÁVEL DA IDENTIDADE CULTURAL DE SEUS FALANTES, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A INFLUÊNCIA QUE A AQUISIÇÃO DE L2 EXERCE NO PROCESSO DE CONSTANTE (RE) CONSTRUÇÃO DESSA IDENTIDADE CULTURAL DO FALANTE-APRENDIZ, VISANDO, DESTA FORMA, DESTACAR ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES DESSE PROCESSO, TAIS COMO, LÍNGUA ENQUANTO FATOR DE IDENTIDADE CULTURAL, PERMEADA PELA AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA. PARA TANTO, ECOAMOS AS VOZES DE AUTORES COMO ELLIS (1997), RÉ (2006), COOK (1993), HALL (2000), OLIVEIRA (2007) E ORTIZ (2006), COM A FINALIDADE DE PONTUAR QUESTÕES ACERCA DE LÍNGUA, IDENTIDADE CULTURAL E AQUISIÇÃO DE L2. PARA FINALIZAR, SERÃO EXPOSTAS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS SEGUIDAS DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.