A CRESCENTE GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E O SEU GERENCIAMENTO INADEQUADO CONSTITUEM GRAVE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTACA-SE COMO ALTERNATIVA PARA SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO. ESSA PESQUISA OBJETIVOU APRESENTAR A ANÁLISE SISTÊMICA SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR QUE FAVOREÇAM A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO E/OU GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ANÁLISES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, E-BOOKS, TESES E DISSERTAÇÕES PRESENTES EM DADOS ONLINE, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: “RESÍDUOS SÓLIDOS”, “AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS” E “ESCOLA”. OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO DOS TRABALHOS FORAM: ABORDAR SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADAS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS; NO ENSINO PÚBLICO; PUBLICADOS NA LÍNGUA INGLESA OU PORTUGUESA E NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (2016-2020). FORAM ENCONTRADAS E ANALISADAS 24 PUBLICAÇÕES, OS QUAIS DESENVOLVERAM, NO ÂMBITO ESCOLAR. AS AÇÕES REALIZADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM MAIS RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE, AS SEGUINTES TEMÁTICAS: COLETA SELETIVA, HORTA SUSTENTÁVEL E RECICLAGEM, ONDE TODAS REPORTARAM QUE FORAM AÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. OS DADOS DESSA PESQUISA CORROBORAM PARA A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, NO INTUITO DE COLABORAR COM O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS HÁBITOS E CONDUTAS DA SOCIEDADE.