AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM GESTÃO DE RESÍDUOS
SÓLIDOS NA COMUNIDADE ESCOLAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67908 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 3537 "titulo" => """ AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM GESTÃO DE RESÍDUOS\r\n SÓLIDOS NA COMUNIDADE ESCOLAR """ "resumo" => "A CRESCENTE GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E O SEU GERENCIAMENTO INADEQUADO CONSTITUEM GRAVE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTACA-SE COMO ALTERNATIVA PARA SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO. ESSA PESQUISA OBJETIVOU APRESENTAR A ANÁLISE SISTÊMICA SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR QUE FAVOREÇAM A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO E/OU GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ANÁLISES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, E-BOOKS, TESES E DISSERTAÇÕES PRESENTES EM DADOS ONLINE, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: “RESÍDUOS SÓLIDOS”, “AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS” E “ESCOLA”. OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO DOS TRABALHOS FORAM: ABORDAR SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADAS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS; NO ENSINO PÚBLICO; PUBLICADOS NA LÍNGUA INGLESA OU PORTUGUESA E NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (2016-2020). FORAM ENCONTRADAS E ANALISADAS 24 PUBLICAÇÕES, OS QUAIS DESENVOLVERAM, NO ÂMBITO ESCOLAR. AS AÇÕES REALIZADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM MAIS RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE, AS SEGUINTES TEMÁTICAS: COLETA SELETIVA, HORTA SUSTENTÁVEL E RECICLAGEM, ONDE TODAS REPORTARAM QUE FORAM AÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. OS DADOS DESSA PESQUISA CORROBORAM PARA A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, NO INTUITO DE COLABORAR COM O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS HÁBITOS E CONDUTAS DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SOCIEDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3537_31082020093248.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67908 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 3537 "titulo" => """ AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM GESTÃO DE RESÍDUOS\r\n SÓLIDOS NA COMUNIDADE ESCOLAR """ "resumo" => "A CRESCENTE GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E O SEU GERENCIAMENTO INADEQUADO CONSTITUEM GRAVE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTACA-SE COMO ALTERNATIVA PARA SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO. ESSA PESQUISA OBJETIVOU APRESENTAR A ANÁLISE SISTÊMICA SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR QUE FAVOREÇAM A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO E/OU GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ANÁLISES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, E-BOOKS, TESES E DISSERTAÇÕES PRESENTES EM DADOS ONLINE, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: “RESÍDUOS SÓLIDOS”, “AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS” E “ESCOLA”. OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO DOS TRABALHOS FORAM: ABORDAR SOBRE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADAS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS; NO ENSINO PÚBLICO; PUBLICADOS NA LÍNGUA INGLESA OU PORTUGUESA E NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (2016-2020). FORAM ENCONTRADAS E ANALISADAS 24 PUBLICAÇÕES, OS QUAIS DESENVOLVERAM, NO ÂMBITO ESCOLAR. AS AÇÕES REALIZADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM MAIS RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE, AS SEGUINTES TEMÁTICAS: COLETA SELETIVA, HORTA SUSTENTÁVEL E RECICLAGEM, ONDE TODAS REPORTARAM QUE FORAM AÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. OS DADOS DESSA PESQUISA CORROBORAM PARA A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, NO INTUITO DE COLABORAR COM O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS HÁBITOS E CONDUTAS DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SOCIEDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3537_31082020093248.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }