REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DO EXPERIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA É ARTICULAR, NECESSARIAMENTE, A DIMENSÃO PSICOLÓGICA, NA NATUREZA DO SER QUE PENSA ENQUANTO INDIVÍDUO, À DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA, NA NATUREZA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO, FUNDAMENTANDO A ATIVIDADE EXPERIMENTAL ENQUANTO PRÁXIS PEDAGÓGICA. A CONEXÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO QUANDO IMPLANTADA NA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA ESCOLAR INSTITUI AMBIENTES PARA A IDENTIFICAÇÃO E O DIÁLOGO ENTRE AÇÃO-REFLEXÃO DE TEMAS NO ENSINO DE FÍSICA E OPORTUNIZA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM DIVERSIFICADA E INSTIGANTE, MEDIANTE A APROPRIAÇÃO DESTE ELEMENTO QUESTIONADOR APLICÁVEL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. NESTE ARTIGO APRESENTA-SE OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO AO ENIGMA DO PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU. NESTA INVESTIGAÇÃO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM QUATRO PROFESSORES DE FÍSICA DE DISTINTAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE, NA QUAL FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO QUE SE DEU DE FORMA INDIVIDUAL, A QUAL FOI RELEVANTE POR APONTAR E REFLETIR SOBRE O ENTENDIMENTO DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NA PRÁXIS DE PROFESSORES DE FÍSICA EM ENSINO MÉDIO.