DADA A NECESSIDADE EM SE TRATAR AS PROBLEM?TICAS ATUAIS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO CADA VEZ MAIS NECESS?RIA A DISCUSS?O SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ESPA?O ESCOLAR. NO ENSINO B?SICO, A BOT?NICA ? UM TEMA COM GRANDE POTENCIAL NA ARTICULA??O DE CONTE?DOS QUE ENVOLVAM PROBLEMAS AMBIENTAIS DE INTERESSE SOCIAL OU ECON?MICO RELACIONADOS AO ESTUDO DA BIOLOGIA VEGETAL, POR?M, A ABORDAGEM METODOL?GICA PARA O TRATAMENTO DESSA TEM?TICA AINDA ESBARRA EM DIFICULDADES J? RECONHECIDAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA COMO ENSINO EXCESSIVAMENTE TE?RICO, AUS?NCIA DE AULAS PR?TICAS, MEMORIZA??O CONCEITUAL E NOMENCLATURA POUCO USUAL. CONSIDERANDO A ASSOCIA??O ENTRE SUSTENTABILIDADE E BOT?NICA, FORAM ORGANIZADOS ESPA?OS PARA CULTIVO DE 20 ESP?CIES DE PLANTAS NA ESCOLA ESTADUAL ANA LINS, EM S?O MIGUEL DOS CAMPOS. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM O MANEJO DO SOLO, PRODU??O DE ADUBO, VISITAS AO VIVEIRO DE MUDAS DA CIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ESP?CIES MEDICINAIS, ORNAMENTAIS E ALIMENTARES. O PRINCIPAL RESULTADO DA INTERVEN??O FOI A SUBSTITUI??O DE ESPA?OS OCIOSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA POR NOVOS ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, ESTIMULANDO A PARTICIPA??O ATIVA NA CRIA??O DE UM AMBIENTE DIN?MICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS SUSTENT?VEIS E A PRODU??O A BAIXO CUSTO DE ESP?CIES DE INTERESSE BOT?NICO. FOI POSS?VEL OBSERVAR A MUDAN?A DE ATITUDE DOS PARTICIPANTES, REFLETINDO A ADO??O DE UMA POSTURA ECOLOGICAMENTE CORRETA E CR?TICA QUANTO AOS H?BITOS COM POTENCIAL DANOSO AO ESPA?O ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO PERMITIU A MELHORIA NA PR?TICA PEDAG?GICA NAS AULAS DE BOT?NICA POR MEIO DE A??ES SUSTENT?VEIS NA ESCOLA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E FEN?MENOS RELACIONADOS AO ESTUDO DAS PLANTAS.