Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: BOTÂNICA, SUSTENTABILIDADE, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, APRENDIZAGEM, Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69347
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 3088
    "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "DADA A NECESSIDADE EM SE TRATAR AS PROBLEM?TICAS ATUAIS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO CADA VEZ MAIS NECESS?RIA A DISCUSS?O SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ESPA?O ESCOLAR. NO ENSINO B?SICO, A BOT?NICA ? UM TEMA COM GRANDE POTENCIAL NA ARTICULA??O DE CONTE?DOS QUE ENVOLVAM PROBLEMAS AMBIENTAIS DE INTERESSE SOCIAL OU ECON?MICO RELACIONADOS AO ESTUDO DA BIOLOGIA VEGETAL, POR?M, A ABORDAGEM METODOL?GICA PARA O TRATAMENTO DESSA TEM?TICA AINDA ESBARRA EM DIFICULDADES J? RECONHECIDAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA COMO ENSINO EXCESSIVAMENTE TE?RICO, AUS?NCIA DE AULAS PR?TICAS, MEMORIZA??O CONCEITUAL E NOMENCLATURA POUCO USUAL. CONSIDERANDO A ASSOCIA??O ENTRE SUSTENTABILIDADE E BOT?NICA, FORAM ORGANIZADOS ESPA?OS PARA CULTIVO DE 20 ESP?CIES DE PLANTAS NA ESCOLA ESTADUAL ANA LINS, EM S?O MIGUEL DOS CAMPOS. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM O MANEJO DO SOLO, PRODU??O DE ADUBO, VISITAS AO VIVEIRO DE MUDAS DA CIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ESP?CIES MEDICINAIS, ORNAMENTAIS E ALIMENTARES. O PRINCIPAL RESULTADO DA INTERVEN??O FOI A SUBSTITUI??O DE ESPA?OS OCIOSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA POR NOVOS ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, ESTIMULANDO A PARTICIPA??O ATIVA NA CRIA??O DE UM AMBIENTE DIN?MICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS SUSTENT?VEIS E A PRODU??O A BAIXO CUSTO DE ESP?CIES DE INTERESSE BOT?NICO. FOI POSS?VEL OBSERVAR A MUDAN?A DE ATITUDE DOS PARTICIPANTES, REFLETINDO A ADO??O DE UMA POSTURA ECOLOGICAMENTE CORRETA E CR?TICA QUANTO AOS H?BITOS COM POTENCIAL DANOSO AO ESPA?O ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO PERMITIU A MELHORIA NA PR?TICA PEDAG?GICA NAS AULAS DE BOT?NICA POR MEIO DE A??ES SUSTENT?VEIS NA ESCOLA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E FEN?MENOS RELACIONADOS AO ESTUDO DAS PLANTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, SUSTENTABILIDADE, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3088_21082020224840.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VALDECIR JUNIOR"
    "autor_email" => "silvajunior.valdecir@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69347
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 3088
    "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "DADA A NECESSIDADE EM SE TRATAR AS PROBLEM?TICAS ATUAIS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO CADA VEZ MAIS NECESS?RIA A DISCUSS?O SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ESPA?O ESCOLAR. NO ENSINO B?SICO, A BOT?NICA ? UM TEMA COM GRANDE POTENCIAL NA ARTICULA??O DE CONTE?DOS QUE ENVOLVAM PROBLEMAS AMBIENTAIS DE INTERESSE SOCIAL OU ECON?MICO RELACIONADOS AO ESTUDO DA BIOLOGIA VEGETAL, POR?M, A ABORDAGEM METODOL?GICA PARA O TRATAMENTO DESSA TEM?TICA AINDA ESBARRA EM DIFICULDADES J? RECONHECIDAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA COMO ENSINO EXCESSIVAMENTE TE?RICO, AUS?NCIA DE AULAS PR?TICAS, MEMORIZA??O CONCEITUAL E NOMENCLATURA POUCO USUAL. CONSIDERANDO A ASSOCIA??O ENTRE SUSTENTABILIDADE E BOT?NICA, FORAM ORGANIZADOS ESPA?OS PARA CULTIVO DE 20 ESP?CIES DE PLANTAS NA ESCOLA ESTADUAL ANA LINS, EM S?O MIGUEL DOS CAMPOS. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM O MANEJO DO SOLO, PRODU??O DE ADUBO, VISITAS AO VIVEIRO DE MUDAS DA CIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ESP?CIES MEDICINAIS, ORNAMENTAIS E ALIMENTARES. O PRINCIPAL RESULTADO DA INTERVEN??O FOI A SUBSTITUI??O DE ESPA?OS OCIOSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA POR NOVOS ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, ESTIMULANDO A PARTICIPA??O ATIVA NA CRIA??O DE UM AMBIENTE DIN?MICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS SUSTENT?VEIS E A PRODU??O A BAIXO CUSTO DE ESP?CIES DE INTERESSE BOT?NICO. FOI POSS?VEL OBSERVAR A MUDAN?A DE ATITUDE DOS PARTICIPANTES, REFLETINDO A ADO??O DE UMA POSTURA ECOLOGICAMENTE CORRETA E CR?TICA QUANTO AOS H?BITOS COM POTENCIAL DANOSO AO ESPA?O ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO PERMITIU A MELHORIA NA PR?TICA PEDAG?GICA NAS AULAS DE BOT?NICA POR MEIO DE A??ES SUSTENT?VEIS NA ESCOLA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E FEN?MENOS RELACIONADOS AO ESTUDO DAS PLANTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, SUSTENTABILIDADE, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3088_21082020224840.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VALDECIR JUNIOR"
    "autor_email" => "silvajunior.valdecir@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DADA A NECESSIDADE EM SE TRATAR AS PROBLEM?TICAS ATUAIS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, VEM SENDO CADA VEZ MAIS NECESS?RIA A DISCUSS?O SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ESPA?O ESCOLAR. NO ENSINO B?SICO, A BOT?NICA ? UM TEMA COM GRANDE POTENCIAL NA ARTICULA??O DE CONTE?DOS QUE ENVOLVAM PROBLEMAS AMBIENTAIS DE INTERESSE SOCIAL OU ECON?MICO RELACIONADOS AO ESTUDO DA BIOLOGIA VEGETAL, POR?M, A ABORDAGEM METODOL?GICA PARA O TRATAMENTO DESSA TEM?TICA AINDA ESBARRA EM DIFICULDADES J? RECONHECIDAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA COMO ENSINO EXCESSIVAMENTE TE?RICO, AUS?NCIA DE AULAS PR?TICAS, MEMORIZA??O CONCEITUAL E NOMENCLATURA POUCO USUAL. CONSIDERANDO A ASSOCIA??O ENTRE SUSTENTABILIDADE E BOT?NICA, FORAM ORGANIZADOS ESPA?OS PARA CULTIVO DE 20 ESP?CIES DE PLANTAS NA ESCOLA ESTADUAL ANA LINS, EM S?O MIGUEL DOS CAMPOS. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM O MANEJO DO SOLO, PRODU??O DE ADUBO, VISITAS AO VIVEIRO DE MUDAS DA CIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ESP?CIES MEDICINAIS, ORNAMENTAIS E ALIMENTARES. O PRINCIPAL RESULTADO DA INTERVEN??O FOI A SUBSTITUI??O DE ESPA?OS OCIOSOS ENCONTRADOS NA ESCOLA POR NOVOS ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, ESTIMULANDO A PARTICIPA??O ATIVA NA CRIA??O DE UM AMBIENTE DIN?MICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS SUSTENT?VEIS E A PRODU??O A BAIXO CUSTO DE ESP?CIES DE INTERESSE BOT?NICO. FOI POSS?VEL OBSERVAR A MUDAN?A DE ATITUDE DOS PARTICIPANTES, REFLETINDO A ADO??O DE UMA POSTURA ECOLOGICAMENTE CORRETA E CR?TICA QUANTO AOS H?BITOS COM POTENCIAL DANOSO AO ESPA?O ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO PERMITIU A MELHORIA NA PR?TICA PEDAG?GICA NAS AULAS DE BOT?NICA POR MEIO DE A??ES SUSTENT?VEIS NA ESCOLA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E FEN?MENOS RELACIONADOS AO ESTUDO DAS PLANTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.